Morning Call 24/04 - Balanços do 1T23, nova regra fiscal, bolsas, câmbio e mais
Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Agenda
Nesta segunda-feira (24), as atenções se voltam para a divulgação do Boletim Focus, com as principais previsões para a economia brasileira (leia o conteúdo completo em nosso portal).
A semana também terá relatórios de inflação (IPCA-15, IPP e IGP-M) e de emprego (Caged e taxa de desemprego).
O novo arcabouço fiscal segue em tramitação no Congresso Nacional.
A temporada de balanços do primeiro trimestre de 2023 ganha força por aqui, com resultados das grandes companhias listadas na bolsa brasileira. Amanhã (25), será dia de começar a descobrir como os bancos estão indo por aqui, após a crise internacional que começou com a quebra do Silicon Valley Bank, nos EUA: será divulgado o balanço trimestral do Santander Brasil (SANB11) e da Neoenergia (NEOE3).
- Ibovespa e câmbio
Às 9h08, o índice futuro do Ibovespa, que reúne as principais empresas brasileiras listadas na bolsa de valores, recuava 0,82%, na casa dos 105 mil pontos.
Já o dólar subiu um pouco, e está cotado a R$ 5,07 reais.
Mundo no radar
- Agenda
Nesta segunda-feira o calendário econômico segue sem grandes divulgações. Teremos o índice de atividade nacional de março do Fed Chicago, nos EUA. À noite (20h), será revelado o PIB do 1º trimestre da Coreia do Sul.
- Balanços do 1º trimestre
Hoje, nos EUA, serão divulgados os balanços de Coca-Cola e Whirlpool, antes da abertura, e do First Republic Bank após o fechamento da bolsa. O banco atrasou a divulgação em onze dias, o que gerou insegurança nos atores do mercado financeiro. Após a quebra do SVB, o First Republic apresentou dificuldades e foi resgatado por diversas instituições bancárias, entre elas JP Morgan, por US$ 30 bilhões de dólares.
- Bolsas europeias
Os futuros dos mercados financeiros europeus estão mistos nesta manhã. No fechamento deste conteúdo, os futuros do DAX avançavam 0,15%, aos 16 mil pontos; do CAC 40 recuavam 0,06%, aos 7 mil; do FTSE 100 baixavam 0,07%, aos 7 mil e do SMI avançavam 0,19%, aos 11 mil pontos.
- Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam a segunda-feira majoritariamente em baixa, com exceção do Nikkei, que subiu 0,10%, aos 28 mil pontos. O Hang Seng recuou 0,58% e o Shanghai perdeu 0,78% na sessão, fechando nas casas dos 19 mil e 3 mil pontos, respectivamente.
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o dia em leve baixa. Às 9h08, os futuros do Dow Jones Industrial desciam 0,08%, aos 33 mil pontos; do S&P 500 recuavam 0,03%, acima dos 4 mil pontos e os da Nasdaq 100 também perdiam 0,03%, pouco abaixo do suporte de 13 mil pontos. Wall Street parece estar em compasso de espera para a próxima decisão de juros do Fed (banco central norte-americano), que será na semana que vem.
E você, o que espera desta segunda-feira? Conte para a gente!
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!
Comentários: