Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Relações internacionais
Após a visita à China, Lula se encontrou neste fim de semana com o presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Abu Dhabi, o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan. No encontro, foram tratados acordos comerciais, investimentos bilaterais e meio ambiente. Os produtos agropecuários brasileiros são quase 60% das exportações aos Emirados Árabes Unidos.
- Boletim Focus
Segunda-feira é dia de boletim Focus e as previsões desta semana você acompanha em nosso portal. O relatório aponta os caminhos futuros da economia brasileira de acordo com os principais agentes do mercado financeiro.
- IGP-10
O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) acumulou queda de 1,90% em 12 meses, conforme informou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). O resultado confirma a inflação em desaceleração, com o IGP-10 de abril caindo 0,58%, ante alta de 0,05% em março.
- Ibovespa e câmbio
Nesta segunda-feira (17), às 9h30, o índice futuro do Ibovespa, que reúne as principais empresas brasileiras listadas na bolsa de valores, recuava 0,24%, mas ainda na casa dos 108 mil pontos.
No fechamento deste conteúdo, o dólar seguia cotado a R$ 4,93 reais.
Mundo no radar
- Bancos dos EUA surpreendem
Nos Estados Unidos, começaram os balanços do primeiro trimestre de 2023. Os bancos JPMorgan (JPM), Wells Fargo&Co (WFC), BlackRock (BLK), Citigroup (C) e First Republic Bank (FRC) divulgaram seus resultados no final da semana passada e surpreenderam o mercado com resultados acima dos esperados.
Segundo analistas, os balanços de sexta apontam que, aparentemente, a crise que atingiu bancos regionais dos EUA não gerou maiores problemas às grandes instituições do sistema financeiro.
- Bolsas europeias
Os futuros dos mercados financeiros europeus operam próximos à estabilidade nesta manhã. No fechamento deste conteúdo, os futuros do DAX recuavam 0,12%, do CAC 40, 0,19% e do FTSE 100 avançavam 0,01%.
- Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam a segunda-feira em alta. O Nikkei avançou 0,07%, o Hang Seng 1,68% e o Shanghai 1,42%.
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o dia também próximas à estabilidade. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial subiam 0,07%, próximo dos 34 mil pontos; do S&P 500 avançavam 0,01%, acima dos 4 mil pontos e os da Nasdaq 100 cediam 0,07%, pouco acima do suporte de 13 mil pontos.
E você, o que espera desta segunda? Conte para a gente!
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!