Antes de assinar o contrato de adesão é necessário ter alguns cuidados.
Antes de escolher um consórcio, é necessário ter alguns cuidados para não acabar se dando mal. Veja como escolher a melhor opção para você, segundo o Banco Central (BC).
- Confira se a administradora do consórcio está autorizada pelo BC a funcionar. Você pode verificar essa informação na página "Encontre uma Instituição".
- Consulte nos Procons, Reclame Aqui e no site consumidor.gov.br se essa administradora recebe muitas reclamações dos consumidores.
- Leia cuidadosamente o contrato de adesão antes de assiná-lo e realizar qualquer pagamento.
- Não faça pagamentos em dinheiro, eles devem ser feitos por meio de cheque à administradora, transferências bancárias ou outra forma que comprove a sua realização.
Após escolher o consórcio que deseja, é importante lembrar de algumas coisas:
- A administradora não pode garantir que você receberá o crédito do fundo assim que entrar no consórcio. Você somente será contemplado se for sorteado ou se tiver dado um lance.
- As contemplações dependem do grupo ter o valor disponível no fundo.
- As garantias que a administradora pode te cobrar dependem do produto que você está financiando. No caso de imóveis, a administradora pode aceitar como garantia um outro imóvel cujo valor de venda cubra todos os custos do consórcio.
Essas dicas foram úteis para você? Ainda restou alguma dúvida? Nos diga nos comentários!