Morning Call 13/03 - Quebra de bancos nos EUA, balanços do 4T22, bolsas, câmbio e mais

Mercadosradar

Morning Call 13/03 - Quebra de bancos nos EUA, balanços do 4T22, bolsas, câmbio e mais

Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.

Estacionamento de uma agência do Silicon Valley Bank, que quebrou. Foto: DIvulgação.

Brasil no radar

  • Agenda

Nesta segunda-feira (13) será divulgado o boletim Focus, com as expectativas de especialistas para a economia brasileira. Acompanhe nosso portal para ficar bem informado sobre o assunto.

O novo arcabouço fiscal brasileiro deve ser o tema econômico mais comentado essa semana por aqui: Fernando Haddad, ministro da Fazenda, deve apresentar o texto da proposta ao presidente Lula - e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que ele deve agradar a todos, incluindo o "mercado".

Esta semana também será divulgado o IGP-10, da Fundação Getulio Vargas (FGV), o IBC-Br, do Banco Central, e a taxa de desemprego pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  • Balanços do 4º trimestre

A segunda-feira (13) começa com os resultados de Direcional Engenharia (DIRR3), Mahle-Metal Leve (LEVE3), Natura & Co (NTCO3) e Technos (TECN3).

Nesta semana também serão divulgados os resultados de Eletrobras (ELET3), Braskem (BRKM5) e CVC Brasil (CVCB3).

  • Ibovespa e câmbio

O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, começou a semana em queda. Às 9h30, o índice futuro recuava 0,99%, refletindo a aversão mundial ao risco, com os últimos números divulgados pelos EUA e a quebra de bancos por lá (leia mais a seguir).

O dólar comercial disparou e está cotado a R$ 5,22 reais nesta manhã.

Mundo no radar

  • EUA em situação delicada

O Payroll, relatório de empregos norte-americanos, veio na sexta-feira (10) com resultado acima do esperado, mostrando uma economia ainda muito aquecida. O Livro Bege, divulgado poucos dias antes, também mostrou que a inflação ainda é um perigo a ser combatido. Os dados, somados ao discurso de Powell no Congresso, mostram que a alta de juros por lá deve ser mais alta do que o já precificado - e os efeitos começam a aparecer no mercado financeiro.

  • Quebra de bancos

A quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e a falência do Signature, banco de Nova York, indicam que algo não vai bem. Nesta segunda, um comunicado conjunto do Departamento do Tesouro (FDIC) e do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) afirmou que todos os depositantes dos dois bancos terão acesso ao seu dinheiro ainda hoje.

  • Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam a segunda-feira (13) sem direção única, após as fortes baixas do fim da última semana. Enquanto o japonês Nikkei e o indiano Sensex seguiram em baixa de 1,11% e 1,52%, respectivamente, o índice de Hong Kong, Hang Seng, voltou a subir (1,95%) e o chinês Shanghai também avançou 1,20%.

  • Mercado de ações norte-americano

As ações de bancos nos EUA e da Europa registram fortes quedas nesta manhã, devido ao contágio do SVB. Apesar disso, a bolsa de tecnologia, Nasdaq, apresentava leve alta. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial desciam 0,52%, do S&P 500 recuavam 0,21% e os da Nasdaq 100 ensaiavam alta de 0,44%.

Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado! 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/