Morning Call 09/03 - Inflação nos EUA, balanços, alta no Ibovespa, câmbio e mais
Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Agenda
Nesta quinta-feira (9) será realizada reunião entre a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a proposta do novo arcabouço fiscal. A proposta deve ser apresentada ainda neste mês.
Já o presidente Lula, nesta manhã, tem encontro com ministros e líderes do governo.
- Balanços do 4º trimestre
Nesta quinta-feira (9) serão divulgados os resultados das varejistas Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3), Tenda (TEND3) e Lojas Quero-Quero (LJQQ3).
Também é dia de balanços do 4T22 de CBA (CBAV3), Sinqia (SQIA3), SYN Prop&Tech (SYNE3), Tegma Gestão Logística (TGMA3), Unicasa (UCAS3) e Viveo (VVEO3).
- Ibovespa e câmbio
O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, subiu mais de 2% na quarta e começou a quinta-feira em baixa. Às 9h30, o índice futuro recuava 0,37%, mas ainda mantendo o avanço, na casa dos 107 mil pontos.
O dólar comercial está cotado a R$ 5,14 reais nesta manhã, após a notícia de ontem de que a inflação segue persistente nos Estados Unidos.
Mundo no radar
- EUA
Hoje os dados do Livro Bege dos Estados Unidos ainda repercutem nos mercados mundiais. O indicador revelou que os custos dos insumos aumentaram em vários distritos, principalmente relacionados a energia e matéria prima. Unidos ao discurso de Powell desta semana no Congresso, é tomado como certo uma postura mais dura (hawkish) do banco central norte-americano na alta de juros. A próxima reunião será nos dias 21 e 22 de março.
Na sexta-feira (10), o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgará o Payroll, que revelará as condições atuais do mercado de trabalho norte-americano.
- Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam a quinta-feira majoritariamente em baixa, com exceção do índice Nikkei, que subiu 0,63% na sessão. O Hang Seng, na contramão, recuou 0,63%; o Shanghai perdeu 0,22% e o Sensex desceu 0,90%.
.Mercado de ações norte-americano
O mercado acionário dos EUA começou a quinta-feira em baixa modesta, digerindo a possível alta maior nos juros. A exceção é a bolsa de tecnologia, que apresenta queda mais aprofundada. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial desciam 0,09%, do S&P 500 recuavam 0,08% e os da Nasdaq 100 registravam um recuo de 0,52%.
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!
Comentários: