Morning Call - Decisões de juros do Brasil, EUA e Inglaterra, bolsas, câmbio e mais
Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Taxa de juros segue inalterada
Na quarta-feira (21), o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu pela manutenção da taxa de juros da economia brasileira (Selic) em 13,75%. A superquarta também teve a decisão da nova taxa de juros dos EUA.
O governo federal segue criticando duramente a política monetária do Banco Central (BC). Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou estar preocupado com o tom do comitê, mas esperar que a ata do encontro abrande a impressão.
- Balanços do 4º trimestre
Nesta quinta-feira (23), serão divulgados os resultados do 4º trimestre de Aliansce Sonae (ALSO3), Cogna Educação (COGN3), Eneva (ENEV3), Eucatex (EUCA4), Locaweb (LWSA3), Melnick (MELK3) e Sabesp (SBSP3), todas após o fechamento do mercado.
- Ibovespa e câmbio
O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, começou a quarta-feira em alta, após as baixas decorrentes das movimentações internacionais de taxas de juros. Às 10h, o índice futuro avançava 0,25%, na casa dos 100 mil pontos.
O dólar comercial estava cotado a R$ 5,24 reais nesta manhã.
Mundo no radar
- Superquarta nos EUA
O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) dos Estados Unidos definiu ontem a nova taxa de juros da economia norte-americana, e decidiu pela alta de 0,25 p.p., conforme já era antecipado pelo mercado. O comunicado, no entanto, abrandou o tom acerca de novas altas, embora o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, tenha adotado um tom mais duro na coletiva - o que fez os mercados globais balançarem.
- Juros do Reino Unido
O Banco da Inglaterra (BoE) vai elevar os juros em 0,25%, conforme antecipado pelos mercados, para 4,25%. O comunicado da instituição afirma que novas altas podem acontecer, principalmente após a notícia de uma alta da inflação acima do esperado em fevereiro.
- Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam a quinta-feira (23) sem direção definida, com o Nikkei cedendo 0,17%, o Hang Seng subindo 2,34%, o Shanghai avançando 0,64% e o Sensex recuando 0,50%.
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o dia esperançosas após a alta já precificada pelo mercado. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial marcavam 0,11%, do S&P 500 desciam 0,40% e os da Nasdaq 100 subiam 0,90%.
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!
Comentários: