Veja como essas mercadorias são negociadas e se vale a pena acessá-las.
Traduzindo literalmente do inglês para o português, commodity quer dizer mercadoria. Uma commodity é um bem básico usado no comércio, intercambiável com outros bens do mesmo tipo. O termo é frequentemente usado para definir insumos na produção de outros bens ou serviços, portanto, são produtos com baixa industrialização.
Embora a qualidade de uma determinada commodity possa ser ligeiramente diferente entre produtores, o produto é essencialmente uniforme. Para serem negociadas na bolsa de valores, as commodities precisam atender a padrões mínimos de qualidade especificados.
Exemplos de commodities
Os quatro tipos de commodities mais populares são as agrícolas, financeiras, minerais e de recursos energéticos. O Brasil é reconhecido mundialmente como grande produtor e exportador de commodities, principalmente agrícolas e minerais.
Veja alguns exemplos de commodities negociadas na B3.
- Commodities agrícolas: soja, milho, trigo, laranja, boi gordo, açúcar cristal.
- Commodities financeiras: moeda (dólar, euro, libra, real), ETFs (fundos de investimento em índices), títulos do tesouro direto.
- Commodities minerais: etanol, ouro, minério de ferro.
- Commodities de recursos energéticos: etanol hidratado, etanol anidro, petróleo.
Mais informações sobre as commodities negociadas pela bolsa de valores brasileira atualmente podem ser encontradas no site da B3.
Compra e venda de commodities
Esses ativos são negociados por meio de contratos futuros — uma maneira de proteger o produtor da commodity das oscilações do mercado, "travando" o preço final. Se no momento acordado para a venda tiver ocorrido um aumento no preço do produto, quem ganha é o investidor. Já se o valor tiver diminuído, quem ganha é o produtor.
Quando e como investir em commodities?
A resposta depende do perfil de cada investidor. Quem opera em renda variável pode utilizar commodities para diversificar a carteira e se proteger de oscilações na economia, como o aumento inesperado da inflação. Como ponto positivo está a liquidez do ativo, já que estamos falando de insumos muito necessários para diversos setores da economia.
Lembre-se que para investir em renda variável é preciso ter uma conta em uma instituição financeira que opere na bolsa de valores, como a NeoValor Investimentos.
Tenha em mente que o mercado de commodities, além de produtores, abriga muitos especuladores — pessoas que ganham com as oscilações do mercado e não têm intenção de obter a mercadoria real quando o contrato futuro expirar. Assim, a volatilidade do ativo é alta e, portanto, indicado para investidores mais experientes.
Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.