Por Redação com Banco Central em Segunda, 21 Fevereiro 2022
Categoria: Economia

Real digital? Entenda a ideia do Banco Central

 Banco Central estuda implantar real em versão digital.

O Banco Central deu mais um passo em direção ao Real Digital. A entidade lançou, no final de novembro do ano passado, o LIFT Challenge Real Digital. O objetivo é avaliar casos de uso de uma moeda digital emitida pelo BC, bem como sua viabilidade tecnológica. O laboratório de pesquisa aplicada receberá propostas de projetos de inovação, elaboradas dentro dos padrões estabelecidos em uma chamada específica.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou a iniciativa durante o encerramento da série de webinars "O Real Digital". Campos Neto afirmou que o BC espera que o Real Digital possa se tornar parte do cotidiano das pessoas, sendo utilizado em conjunto com contas bancárias, contas de pagamentos, cartões e dinheiro em espécie. A intenção do BC ao lançar a moeda digital é diversificar o portfólio dos meios de pagamentos disponíveis aos cidadãos.

Mas o presidente do BC lembrou que para avançar no tema com segurança são necessários testes prévios. Por isso, a entidade está lançando a edição especial do LIFT Challenge, com foco específico em testes de potenciais casos de uso do Real Digital.

"Nosso público-alvo são participantes do mercado, reunindo um público qualificado de bancos e instituições de pagamentos, fintechs e empresas de tecnologia com interesse em desenvolver um produto minimamente viável (minimum viable product - MVP) com base no Real Digital", afirmou o presidente.

O LIFT Challenge Real Digital será um ambiente colaborativo, realizado em parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).

Além dos proponentes de projetos, poderão participar da iniciativa - como parceiros de projetos - fornecedores de soluções tecnológicas. Eles também poderão figurar na condição de agentes da academia, acompanhando e avaliando projetos por meio de tutorias, consultorias e orientações, em acordos específicos com os proponentes.

Devem ser selecionados projetos sobre Entrega contra Pagamento (delivery versus payment - DvP); Pagamento contra Pagamento (payment versus payment - PvP); Internet das coisas (internet of things - IoT) e Finanças descentralizadas (decentralized finance - DeFi).

A submissão de propostas pode ser feita pelo site Liftlab, a partir de 10 de janeiro de 2022. O regulamento da edição também está no hotsite do Lift Challenge Real Digital.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário