Payroll abaixo do esperado: veja números e reações
Relatório de 7 de janeiro trouxe dados inferiores às expectativas.
O Payroll, índice que mede a empregabilidade nos Estados Unidos e dita os rumos da economia mundial, foi divulgado nesta sexta-feira (7) e trouxe números bem abaixo do esperado: 199 mil novos empregos não-agrícolas em dezembro.
A expectativa mundial, segundo pesquisa da empresa de tecnologia financeira Refinitiv, era que os EUA alcançassem um número próximo a 400 mil novos empregos. O Dow Jones indicava 422 mil novas vagas.
Por outro lado, os dados de novembro foram revisados para mais: foram 249 mil novas vagas, versus a medição anterior, que apontava 210 mil novos empregos no mês.
A boa notícia é que a taxa de desemprego caiu para 3,9% - a expectativa do mercado, segundo o Dow Jones, era chegar em 4,1%. O patamar é o menor registrado durante a pandemia de coronavírus. Antes dela, o índice de desemprego nos Estados Unidos era de 3,5%.
Para entender o Payroll, sugerimos que leia este conteúdo. Nele, explicamos como funciona o relatório e qual a sua importância na economia mundial. Entre outros efeitos, ele tem impacto na variação da taxa de juros americana - que já vem sendo anunciada como certa por especialistas desde o ano passado.
Salários maiores
Se a taxa de emprego ficou menor do que o esperado, ao menos os salários subiram além da expectativa: 4,7% em comparação ao ano anterior. O aumento dos salários, no entanto, não foi suficiente para compensar o aumento da inflação nos EUA: os preços ao consumidor subiram 6,8% ao ano até o mês de novembro.
Melhores desempenhos
Os segmentos de lazer e hotelaria foram os que apresentaram os maiores ganhos: setores chave na recuperação, juntos adicionaram 53.000 novas vagas. Já os serviços profissionais e comerciais contribuíram com 43.000 novos empregos, enquanto a manufatura acrescentou 26.000 novos postos de trabalho.
Reação ao relatório
Os futuros do mercado de ações americano caíram após o relatório. O Dow Jones futuro registrou queda de 0,17%, enquanto os futuros do S&P 500 recuaram 0,31% e os da Nasdaq 0,71%.
No momento do fechamento desta reportagem, Ibovespa e dólar operavam em leve alta, com Ibovespa registrando + 0,33% e dólar comercial +0,21%, cotado a R$ 5,69 reais.
Comentários: