Bessent critica erros do Fed e apoia demissão de Lisa Cook

EconomiaFederal Reserve

Bessent critica erros do Fed e apoia demissão de Lisa Cook

Secretário do Tesouro afirma que banco central deve ser independente e comenta estabilidade do mercado e nomeações presidenciais

Foto: Stefani Reynolds/Bloomberg/Getty Images

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta segunda-feira, (01), que o Federal Reserve é e deve permanecer independente, mas criticou a atuação da instituição, dizendo que "cometeu muitos erros". Ele também defendeu o direito do presidente Donald Trump de demitir a governadora do Fed, Lisa Cook, após acusações de fraude hipotecária.

Trump vem pressionando o Fed e seu presidente, Jerome Powell, por meses, criticando a falta de cortes mais agressivos na taxa de juros, e recentemente questionou Powell por uma reforma custosa na sede do banco central.

Em entrevista à Reuters, Bessent disse: "O Fed deveria ser independente. O Fed é independente, mas eu também acho que eles cometeram muitos erros." Ao ser questionado sobre se a remoção de Cook buscava dar a Trump controle sobre o conselho do Fed, respondeu: "Bem, ou será que você está fazendo o trabalho do Fed no lugar deles?"

Bessent ressaltou que bancos centrais independentes são essenciais para a estabilidade do sistema financeiro global, e que a composição do conselho do Fed, com governadores regionais, impede que o presidente "sobrecarregue o conselho".

Ele também minimizou o impacto das ações do governo Trump nos mercados: "O S&P está em nova máxima e os rendimentos dos títulos estão bons. Então, ainda não vimos nada."

Na semana passada, Trump demitiu Cook, a primeira mulher negra no Conselho de Governadores do Fed, após acusações de fraude hipotecária feitas por William Pulte, chefe da FHA indicado por Trump. O Departamento de Justiça ainda não apresentou acusações formais.

Cook e seus apoiadores alegam que a acusação é um pretexto para removê-la e permitir que Trump nomeie um aliado para o banco central. Ela processou Trump e o Fed, questionando a legalidade da demissão. Segundo o governo, Cook teria declarado imóveis em Michigan e Geórgia como residências principais em pedidos de hipoteca em 2021, o que poderia garantir taxas de juros mais baixas. Cook argumenta que o fato ocorreu antes de sua confirmação pelo Senado e, portanto, não justificaria sua saída.

Bessent afirmou estar surpreso com a falta de revisão independente do Fed e pediu que o Senado confirme rapidamente Stephen Miran para cargo temporário no Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, substituindo Adriana Kugler, que renunciou em agosto.

O secretário também destacou valorizar esforços de China, Índia e outros parceiros estratégicos para buscar soluções à crise na Ucrânia.

Com informações de Reuters

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 03 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado