Fed sobe juros em 0,25 p.p. e Powell indica que os aumentos estão próximos do fim

Economiainternacional

Fed sobe juros em 0,25 p.p. e Powell indica que os aumentos estão próximos do fim

Segundo o comunicado do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), aumentos futuros dependerão dos próximos dados econômicos.

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed). Comitê do banco central dos EUA subiu os juros em 0,25 p.p. Foto: Fed/Divulgação.
O Federal Reserve realizou, nesta quarta-feira (22), um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de juros norte-americana. É o nono aumento desde março de 2022. Segundo o comunicado do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), responsável pela decisão, aumentos futuros não estão garantidos e dependerão, em grande parte, dos próximos dados econômicos.

No comunicado pós-reunião, o comitê afirmou que "antecipa que algum endurecimento adicional da política pode ser apropriado para atingir uma postura de política monetária que seja suficientemente restritiva para retornar a inflação para 2% ao longo do tempo". A redação é diferente dos comunicados das reuniões anteriores, que indicavam que "aumentos contínuos" seriam apropriados. 

A mudança de tom ocorre após a crise bancária da última semana, que levantou preocupações sobre a estabilidade do sistema. Apesar da situação, o comitê aprovou por unanimidade o aumento dos juros.

"O sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente", disse o comitê, fazendo coro à fala recente do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. 

Sobre o peso das taxas no mercado, o comitê afirmou que "os desenvolvimentos recentes provavelmente resultarão em condições de crédito mais apertadas para famílias e empresas e pesarão na atividade econômica, nas contratações e na inflação". O FOMC admitiu que a extensão desses efeitos é incerta, mas afirmou que permanecerá muito atento aos riscos de inflação.

Como ficam os juros dos EUA?

O aumento de hoje (22) leva a taxa de referência dos fundos federais dos EUA para uma faixa-alvo entre 4,75% e 5%. A taxa define o que os bancos cobram uns dos outros pelos empréstimos overnight, mas alimenta uma infinidade de dívidas do consumidor, como hipotecas, empréstimos para automóveis e cartões de crédito.

As projeções divulgadas junto com a decisão da taxa apontam para uma taxa máxima de 5,1%, inalterada em relação à última estimativa de dezembro - e indicativa, segundo o site especializado CNBC, de que a maioria das autoridades espera apenas mais um aumento de taxa pela frente.

A mediana das estimativas de membros do FOMC aponta para uma redução de 0,8 ponto percentual nas taxas em 2024 e 1,2 ponto percentual de cortes em 2025.

No início de março, o presidente do Fed, Jerome Powell, indicou que o banco central poderá precisar seguir uma trajetória mais agressiva para domar a inflação. A crise bancária, no entanto, frustrou qualquer opção de um movimento mais hawkish (duro).

Estimativas para a economia dos EUA

As autoridades ajustaram suas projeções econômicas, aumentando as expectativas para a inflação: 3,3% para este ano, ante 3,1% previsto em dezembro de 2022.

O desemprego também cedeu para 4,5%, e as perspectivas para o PIB caíram para 0,4%. A projeção do PIB  em 2024 caiu para 1,2%, ao invés de 1,6% previsto no final do ano passado.

Reação dos mercados

As preocupações com uma possível recessão ainda persistem, mas a alta de um quarto de ponto somada à fala de Powell animaram o mercado de renda variável, que passou a subir após a divulgação do resultado.


Às 15h45 desta quarta-feira, os índices futuros do Dow Jones Industrial avançavam 0,53%, do S&P 500 galgavam 0,81% e os da Nasdaq 100 subiam forte, 1,48%.

Aqui no Brasil, o Ibovespa também reagiu bem, com alta de 0,58% nos índices futuros, ainda à espera do resultado da política de juros local, que será divulgada no fim do dia. O dólar baixou e está cotado (às 15h54) a R$ 5,21 reais.

Acompanhe nosso portal para novidades desta superquarta.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado