Você sabe o que é inflação?

Seu dinheiroconceitos

Você sabe o que é inflação?

Entenda o aumento contínuo de preços, com suas causas e consequências.

O tema do momento é a inflação. Apesar de estar dando trégua, ela ainda vem preocupando mercados globais. 

EUA, Reino Unido e países da zona do euro, menos acostumados com o fenômeno do que os países em desenvolvimento, sofreram recentemente com uma alta generalizada dos preços - que afetou tanto os consumidores finais quanto os produtores de bens e serviços.

Entenda neste artigo o que a inflação é, de fato, e o que representa para uma economia.

O que é inflação

Quando ocorre um aumento generalizado nos preços de produtos e serviços de uma economia, esse fenômeno é chamado de inflação. Nele, os preços sofrem alterações e se tornam mais altos, o que afeta o custo de vida das pessoas, além de acabar reduzindo o poder de compra da moeda.

A inflação atinge todos os bens e serviços de uma economia: o preço dos automóveis, o aluguel, os alimentos e até mensalidades de faculdade ou academia, mas nem sempre prejudica os consumidores. Quando a inflação está controlada e anda atrelada aos reajustes dos salários mínimos, ela não dificulta a vida da população.

Mas, mesmo com a inflação controlada, ainda é possível que os consumidores tenham transtornos - devido à alteração de preços. A economia como um todo tende a sofrer com as mudanças quando os preços aumentam muito rápido. Basta ir ao mercado para notar.

Deflação

O ideal é que a inflação se mantenha controlada, que os preços estejam estáveis e que o crescimento da economia esteja atrelado com o crescimento do país. Porém, há momentos em que pode ocorrer uma queda generalizada dos preços, que é denominada deflação.

Essa queda afeta negativamente a economia e pode ser originada pelo aumento inesperado da oferta ou pelo excesso de oferta de produtos nas lojas. Essa quantidade exagerada de oferta resulta em um prejuízo para empreendedores, fazendo com que eles precisem reduzir custos e até mesmo demitir funcionários - agravando a piora na economia.

Estagflação

A estagflação é o resultado da estagnação econômica somada à inflação. Quando o país não cresce comparado ao ano anterior e nem aumenta suas atividades, o movimento econômico diminui e os preços sobem. 

Uma das consequências da economia estagnada é o aumento do nível de desemprego, que acaba tirando o poder aquisitivo das pessoas e faz com que elas gastem menos e, consequentemente, não movimentem a economia.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

*Os conceitos abordados nesta matéria foram retirados do site Investopedia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/