Trabalho remoto: veja quais profissões oferecem mais oportunidades
Confira as dez profissões com mais vagas em home office.
A pandemia acelerou a implantação do trabalho remoto ou teletrabalho, cada vez mais comum com as novas tecnologias disponíveis. Enquanto há empresas planejando o retorno total ao escritório em 2022, muitas outras adotaram o novo estilo de trabalho e pretendem continuar assim.
Uma pesquisa do instituto americano Bureau of Labor Statistics (BLS) revelou que algumas indústrias estão adotando o trabalho remoto mais rapidamente do que outras. Por exemplo: cerca de 60% dos desenvolvedores de software e analistas de pesquisa de mercado já podem trabalhar de casa, enquanto menos de 1% dos profissionais de construção, assistência médica e estética têm a possibilidade de realizar teletrabalho.
Após quase dois anos de trabalho remoto, muitas pessoas descobriram que preferem uma configuração de escritório remota ao invés da tradicional. Em agosto, a agência de empregos americana FlexJobs entrevistou mais de quatro mil candidatos a empregos e 58% deles disseram que querem uma posição totalmente remota após a pandemia, enquanto apenas 38% são a favor do formato híbrido.
A FlexJobs descobriu que 44% dos trabalhadores conhecem pelo menos uma pessoa que já pediu demissão ou está planejando sair do emprego devido a requisitos de trabalho que não condizem com suas expectativas, e 17% disseram que sairiam do emprego se não houvesse opção de trabalhar remotamente.
No Brasil, uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou que 11% dos brasileiros exerceram seus trabalhos de maneira remota durante o ano de 2020. O perfil da maioria dessas pessoas é escolaridade de nível superior completo e vínculo empregatício no setor privado.
Top 10 oportunidades em home office
Confira as dez profissões que mais oferecem vagas remotas, segundo a pesquisa do BLS. Os números são a porcentagem de profissionais que podem trabalhar de maneira remota em cada área listada.
Representante de vendas - 83.6%
Pesquisador de mercado e especialista em marketing - 63.6%
Desenvolvedor de software - 62.8%
Arquitetos de rede de computadores - 62.4%
Advogado - 60.8%
Arrecadador de fundos - 60.7%
Programador - 59.9%
Gerente de informática e sistemas de informação 58.9%
Gerente de vendas - 56.3%
Analista de sistemas - 54.7%
E você? Prefere trabalho remoto, híbrido ou presencial? Conte para a gente nos comentários!
Comentários: