Morning Call 24/03 - A crise chega ao Deutsche Bank, bolsas, câmbio e mais
Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.
Brasil no radar
- Agenda
O presidente Lula vai adiar a viagem à China em um dia, a princípio, devido a uma pneumonia leve. O mandatário também está em foco após seus comentários sobre a possível tentativa de atentado contra o senador Sérgio Moro.
O resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), a prévia da inflação especial, também será divulgado hoje.
O mercado segue atento aos conflitos no Legislativo após a decisão do Banco Central em manter a Selic em 13,75%. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, vêm sendo alvo de críticas do governo federal e da base aliada. A entidade possui autonomia para tomar decisões, mas seu presidente não é imune à destituição, que pode ocorrer por meio do Senado Federal - desde que o governo tenha votos suficientes, o que ainda é uma incógnita.
- Balanços do 4º trimestre
Nesta sexta-feira (24), serão divulgados os resultados do 4º trimestre de Ser Educacional (SEER3), Cemig (CMIG4), PDG Realty (PDGR3) e Tecnisa (TCSA3).
- Ibovespa e câmbio
O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, começou a sexta-feira em alta, após a queda de quase 2% sofrida ontem - a bolsa atingiu o menor nível em mais de 8 meses. Às 9h30, o índice futuro avançava 0,28%, na casa dos 98 mil pontos.
O dólar comercial estava cotado a R$ 5,33 reais nesta manhã.
Mundo no radar
- Deutsche Bank
As ações do banco alemão Deutsche Bank caíram mais de 10% nos últimos três dias e já perderam mais de um quinto de seu valor. A queda ocorreu após um aumento nos swaps de default de crédito na noite de quinta-feira e veio acompanhada da instabilidade nos bancos europeus, que segue preocupando.
- PMI da zona do euro
Hoje é dia de saber como está o PMI (índice de gerentes de compras) da zona do euro.
- Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam a sexta-feira (24) em baixa. As maiores quedas foram nos índices Hang Seng (0,67%), Shanghai (0,64%) e BSE Sensex (0,69%).
- Mercado de ações norte-americano
As bolsas dos EUA iniciaram o dia em baixa. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial recuavam 1,08%, do S&P 500 desciam 1% e os da Nasdaq 100 retraíam 0,64%.
Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado!
Comentários: