Zona do euro escapa da recessão, mas está longe de posição confortável; entenda

Economiadados econômicos

Zona do euro escapa da recessão, mas está longe de posição confortável; entenda

Dados de crescimento da região estão praticamente nulos. 

Escultura da zona do euro. Imagem: Hans/Pixabay.
O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro ficou estável no quarto trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira, 30, pela Eurostat, como é conhecida a agência de estatísticas da União Europeia (UE).

O resultado surpreendeu analistas consultados pela FactSet, que previam queda de 0,1% no período. Com a estabilidade, o bloco evitou entrar em recessão técnica no fim do ano passado, depois de sua economia encolher 0,1% no terceiro trimestre. Na comparação anual, o PIB da zona do euro teve leve expansão de 0,1% entre outubro e dezembro, variação que veio em linha com o consenso da FactSet.

Confira o crescimento econômico por país da zona do euro:

Alemanha escapa da recessão

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha caiu 0,3% no quarto trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares com ajustes sazonais divulgados nesta terça-feira, 30, pelo Destatis. O resultado veio em linha com a expectativa de analistas consultados. O PIB do terceiro trimestre foi revisado para cima, de queda de 0,1% para estabilidade. Como resultado, a maior economia da Europa evitou entrar em recessão no fim do ano passado. Na comparação anual do quarto trimestre, o PIB alemão diminuiu 0,2% entre outubro e dezembro, também em linha com o consenso da FactSet.

Portugal surpreende positivamente
O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal cresceu 0,8% no quarto trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo levantamento preliminar divulgado nesta terça-feira, 30, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Na comparação anual, o PIB português teve expansão de 2,2% entre outubro e dezembro.

Os números mostram aceleração da economia portuguesa, que havia encolhido 0,2% no terceiro trimestre ante o segundo e avançado 1,9% no confronto anual. Em 2023 como um todo, o PIB português teve crescimento de 2,3%, perdendo força ante o aumento de 6,8% de 2022, que foi o melhor resultado desde 1987, informou o INE.

Espanha supera expectativas

O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha cresceu 0,6% no quarto trimestre ante o terceiro trimestre de 2023, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira, 30, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A variação superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,2% no período. O resultado mostrou aceleração da economia espanhola, que havia avançado 0,4% no terceiro trimestre ante o segundo, como aponta dado revisado pelo INE. Na comparação anual, o PIB espanhol teve expansão de 2% entre outubro e dezembro, após ganho de 1,9% no trimestre anterior, número que também sofreu revisão. Em 2023 como um todo, a Espanha apresentou crescimento de 2,5%, informou o INE.

Itália cresce apesar das adversidades

O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália cresceu 0,2% no quarto trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo levantamento preliminar divulgado nesta terça-feira, 30, pelo Istat, como é conhecido o instituto de estatísticas do país. Na comparação anual, o PIB italiano avançou 0,5% entre outubro e dezembro, informou o Istat. Os resultados superaram as expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam queda de 0,1% do PIB da Itália na comparação trimestral e alta de 0,2% no confronto anual. No terceiro trimestre de 2023, a economia italiana havia mostrado expansão de 0,1% ante o segundo trimestre.

PIB da França fica estável

O Produto Interno Bruto (PIB) da França ficou estável no quarto trimestre de 2023 em relação aos três meses anteriores, segundo leitura preliminar do instituto nacional de estatísticas do país, o Insee. O resultado veio levemente abaixo da previsão dos economistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam alta de 0,1%.

Na comparação com o quarto trimestre de 2022, o PIB francês cresceu 0,7%, ligeiramente acima do avanço de 0,6% projetado pelos economistas. Em 2023, o PIB francês cresceu 0,9%. O número, que veio dentro do esperado, representa uma desaceleração ante o avanço de 2,5% registrado em 2022.

O resultado anual reflete principalmente o crescimento acentuado no segundo trimestre de 2023, de acordo com a Insee. A previsão de crescimento para 2024 foi mantida em 0,1%. 

*Com informações da Dow Jones Newswires.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 09 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado