Criação de empregos em dezembro soma 50 mil vagas e fica abaixo do esperado
Dados do payroll mostram desaceleração do mercado de trabalho nos EUA, com impacto direto em dólar, juros e decisões do Federal Reserve
Os Estados Unidos (EUA) criaram 50 mil vagas de emprego em dezembro de 2025, segundo o payroll divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Departamento do Trabalho do país.
O número ficou abaixo do esperado pelo mercado, que projetava a abertura de 60 mil novos postos, de acordo com a mediana das estimativas do Broadcast.
No período, o emprego voltou a crescer nos setores de alimentação e bebidas, saúde e assistência social, enquanto o comércio varejista registrou perda de vagas.
A taxa de desemprego ficou em 4,4%, com 7,5 milhões de pessoas desocupadas. A taxa de participação da força de trabalho foi de 62,4%, e a relação emprego-população alcançou 59,7%.
Em relação aos salários, o ganho médio por hora foi de US$ 37,02, com alta de 0,3% no mês e avanço de 3,8% em 12 meses.
Para traders, o payroll abaixo das expectativas tende a aumentar a volatilidade de curto prazo e reforçar apostas de manutenção dos juros por mais tempo, influenciando diretamente dólar, juros futuros, índices e ativos de risco.
Os investidores acompanham os dados de emprego para ajustar as expectativas sobre o início do ciclo de flexibilização monetária do Federal Reserve, que deve manter os juros em pausa ao menos até a reunião de abril.
Indicadores anteriores já apontavam perda de fôlego do mercado de trabalho. O relatório ADP mostrou 41 mil vagas criadas no setor privado, abaixo das 48 mil esperadas, enquanto o Jolts indicou queda de 303 mil vagas abertas, para 7,146 milhões em novembro.
Comentários: