A lista, referente ao 4º trimestre, foi feita com base no número de reclamações procedentes.
O Banco Central (BC) divulgou no fim da última semana o ranking de reclamações que consiste em demandas do público a respeito de instituições financeiras realizadas em canais de atendimento. Segundo o BC, o objetivo da lista é auxiliar o cidadão ao escolher uma instituição financeira.
Para realizar o cálculo do ranking, o BC levou em consideração o número de reclamações procedentes pelo número total de clientes de cada instituição.
No ranking do quarto trimestre, houve duas mudanças: a inclusão das instituições de pagamento autorizadas pelo BC entre os participantes da lista e o aprimoramento dos grupos no ranking. O "Top 10" se tornou "Top 15", e agora são consideradas as 15 maiores instituições em quantidade de clientes com maior número de reclamações.
Segundo nota lançada pela autoridade monetária, as instituições de pagamentos têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado, tanto em termos de produtos e serviços ofertados, quanto em razão do aumento crescente em sua base de clientes e das reclamações recebidas pelo BC.
Já o acréscimo de mais cinco entidades no grupo busca evidenciar à sociedade um retrato mais completo do mercado atual, que é cada vez mais dinâmico, segundo o BC.
Bancos e instituições financeiras com mais reclamações no 4º trimestre:
- C6 Bank
- BMG
- BTG Pactual/Banco Pan
- Inter
- Bradesco
- Santander
- Mercado Crédito
- Original
- Caixa Econômica Federal
- Pagbank/Pagseguro
- BB
- Itaú
- Votorantim
- Nubank
- Midway
Demais instituições que não entraram no Top 15:
- Parati
- Master
- Banco Digimais
- Facta financeira
- Neon Pagamentos
- Agibank
- XP
- Barigui
- BNP Paribas
- Ebank Instituição de Pagamentos
- Paraná Banco
- Daycoval
- Grupo Bonsucesso
- Mercantil do Brasil
- BRB
- Banco Digio
- Safra
- Banco do Estado do Pará
- Porto Seguro
- Crefisa
- Banrisul
E você, já teve algum problema com uma instituição financeira? Conte para a gente como foi nos comentários!