Payroll dos EUA ainda pode ditar outro rumo para o juros americano?
Com 114 mil novos postos de trabalho na última divulgação, o mercado de trabalho vem mostrando sinais de desaceleração na maior economia do mundo.
Nesta primeira semana do mês de setembro, teremos a divulgação do payroll dos Estados Unidos. Um dos dados econômicos mais importantes do mundo, visto que o mesmo nos traz informações extremamente importantes para analisar a saúde do mercado de trabalho americano e consequentemente a economia. Vale lembrar que este payroll é o último que teremos antes da decisão de taxa de juros que irá acontecer no dia 18 de setembro.
Relembre o último dado.
Recapitulando o último payroll, tivemos a divulgação de dados que nos mostram uma diminuição no ritmo de criação de novas vagas de emprego. Com uma expectativa frustrada de 176 mil novos postos de trabalho, os Estados Unidos adicionaram 114 mil novos postos, vindo bem abaixo da perspectiva do mercado.
Isso ficou tão em prova, que logo após a divulgação tivemos o Índice Dólar (DXY) caindo cerca de -0,60%. Tal movimento evidencia a expectativa do mercado de que nas próximas reuniões teremos cortes na taxa de juros.
O que esperar?
Seguindo em linha com a diminuição do ritmo do mercado de trabalho, a expectativa de agora é ainda menor que a anterior. No último período, mercado esperava a criação de 176 mil novos postos, e hoje temos essa expectativa reajustada para 164 mil. Isso pode transmitir sim uma certa deterioração no "folego" que o mercado de trabalho americano apresentava há algum tempo atrás. Folego esse, que parecia não acabar mais. visto o quão grande foi a sua recuperação desde a pandemia.
Apesar disso, surgem muitas duvidas em relação aos dados desta semana, e o rumo que eles podem levar até a próxima reunião do FOMC, onde a taxa de juros americana é decidida.
Juros Decidido
Apesar de um cenário ainda incerto sobre o payroll, e até mesmo os próximos dados econômicos antes da decisão de juros (Como IPC, por exemplo), a taxa de juros dos Estados Unidos parece consumada se pararmos pra olhar a expectativa do mercado. Utilizando o monitor de probabilidade de taxa de juros do CME, podemos verificar isso:
Por meio do monitor de probabilidades, podemos atestar que o mercado espera um corte de 0,25% na taxa de juros americana neste mês de setembro. Este seria o primeiro corte de taxa de juros desde a pandemia do Covid-19, onde em situação emergencial, tivemos uma redução de 1%.
É importante ressaltar que esta ferramenta do CME pode variar dia após dia de acordo com o humor e expectativa do mercado depois da divulgação de dados econômicos. Com o atual ritmo verificado no mercado de trabalho, é provavel uma volatilidade nestes indicadores. Podendo aumentar a expectativa de um corte maior (0,50%, por exemplo) caso o mercado de trabalho surpreenda negativamente, e colocar ainda mais dúvida nos próximos movimentos do FED.
Por via das dúvidas, vale ressaltar que grandes investidores não tomam decisões baseadas em achismos. Esperar a divulgação do dado econômico nesta sexta-feira (06) para depois tomar decisões estratégicas, é o mais resiliente a se fazer em prol do seu próprio dinheiro.
Comentários: