Economia dos EUA cresce no 4º trimestre e anima os mercados

Economiadados econômicos

Economia dos EUA cresce no 4º trimestre e anima os mercados

A leitura inicial, no entanto, mostra desaceleração da economia dos Estados Unidos.

Bandeira dos EUA e edifícios. Foto: wirestock/Freepik.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 3,3% no quarto trimestre de 2023, segundo cálculo inicial divulgado nesta quinta-feira, 25, pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou acima do teto das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que variavam de altas de 1% a 2,8%, com mediana de 2%.

A leitura inicial, porém, mostra significativa desaceleração da economia norte-americana em relação ao terceiro trimestre de 2023, quando o PIB dos EUA teve expansão anualizada de 4,9%.

Em todo o ano de 2023, o PIB norte-americano mostrou crescimento de 2,5%, maior do que o acréscimo de 1,9% de 2022.

PCE

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 1,7% no quarto trimestre, perdendo força depois de avançar 2,6% no terceiro trimestre.

Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 2% entre outubro e dezembro, repetindo a variação do trimestre anterior.

O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA. Seu arrefecimento é considerado uma boa notícia para quem espera cortes nos juros do país.

Reação dos mercados

As bolsas de valores dos EUA apresentaram alta no índices futuros após a divulgação dos dados. O índice Dow Jones subiu aos 38 mil pontos, com alta de 0,52%. o S&P 500 teve alta de 0,51%, aos 4.8 mil pontos e o índice da bolsa de tecnologia, Nasdaq 100, teve alta de 0,45%, aos 17.5 mil pontos (dados das 12h17).

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/