Mais educação garante mais dinheiro? Nem sempre, estudo aponta

Seu dinheiroProfissões

Mais educação garante mais dinheiro? Nem sempre, estudo aponta

Um estudo apontou que conseguir um diploma universitário geralmente compensa, mas não é garantia de sucesso financeiro.

Um estudo apontou que conseguir um diploma universitário geralmente compensa, mas não é garantia de sucesso financeiro. Embora trabalhadores com mais escolaridade geralmente ganhem mais, boa parte dos que não têm diploma universitário alcançam ganhos maiores do que os formados, de acordo com um relatório do Centro de Educação e Força de Trabalho da Universidade de Georgetown (Estados Unidos).

Segundo o estudo, cerca de 16% dos formados no ensino médio ganham mais da metade do salário dos trabalhadores com diploma de bacharel; 28% dos trabalhadores com diplomas de ensino técnico ganham mais da metade dos trabalhadores com diploma de bacharel e 36% dos trabalhadores com grau de bacharel ganham mais da metade do salário de trabalhadores com mestrado.

"Mais educação nem sempre traz mais dinheiro", afirmou Anthony Carnevale, diretor do centro de estudos e principal autor do relatório. "Você pode obter menos educação e ganhar mais. Você pode obter mais educação e ganhar menos; tudo depende da sua área de estudo", disse o pesquisador.

Profissões mais bem pagas

O relatório concluiu que carreiras na área de ciências exatas – como informática, matemática e engenharia – e de saúde pagam mais em todos os níveis de ensino.

Mas as disparidades salariais persistem em todos os setores: em todos os casos, os homens ganham mais do que as mulheres. O relatório concluiu que, geralmente, as mulheres precisam de mais um diploma para ganhar a mesma quantia que seus colegas homens. Entre os perfis analisados, homens asiáticos e brancos são os que ganham mais.

Ainda assim, para Carnevale, "sua trajetória educacional basicamente determina suas perspectivas econômicas". Concluir o ensino médio, por exemplo, segundo o estudo, traz um aumento de cerca de 25% na renda ao longo da vida. Entre pessoas com ensino similar ao técnico – em inglês, conhecido como diploma de associado – e graduação superior, a diferença de ganhos na vida foi de apenas 5% a mais para os técnicos.

Já um bacharel, nos Estados Unidos, ganha em média 75% a mais do que se tivesse apenas o diploma do ensino médio, embora as mulheres com bacharelado ganhem em média um terço a menos do que os homens.

De forma geral, os salários aumentam conforme o acesso à educação aumenta. "A estratégia mais segura é continuar indo para a escola", disse Carnevale.

E você, estudou até que nível? Acha que a graduação influenciou em seu salário? Conte para a gente!

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/