Como entrar no mercado de TI após os 40 anos?

Seu dinheiromercado de trabalho

Como entrar no mercado de TI após os 40 anos?

Especialista dá dicas para quem deseja iniciar na área, que pode render uma renda extra ou se tornar ocupação principal.

Um homem trabalhando no computador. Foto: tookapic/ Pixabay.

Começar uma nova carreira é sempre um desafio. Movidos por satisfação profissional, pessoal, busca por melhor remuneração ou qualquer outra razão, muitos funcionários que já passaram dos 40 anos de idade decidem trocar de área. Entrar em um novo mercado nessa faixa etária é possível, mas exige uma certa dose de cautela, persistência, apoio da família e planejamento financeiro, pois o retorno pode levar algum tempo.

Um setor bastante procurado por quem pretende recomeçar é o de Tecnologia da Informação, pois está sempre em expansão e o mercado segue aquecido. Mas será que há espaço nessa área para novos profissionais que já passaram dos 40 anos?

Existe uma falsa percepção que TI é "coisa de jovens" pois, de maneira geral, eles costumam estar mais antenados às novidades do mundo digital. Porém, essa percepção não corresponde à realidade.

Boas empresas entendem que profissionais mais maduros costumam ter características bastante positivas, tais como responsabilidade, comprometimento, tranquilidade e equilíbrio para lidar com situações adversas. Mais importante do que a idade do profissional que está (re)começando é a sua disponibilidade em se manter atualizado, a principal exigência do mercado de TI.

Luis Claure Mejia, é uma dessas pessoas que encarou os desafios e decidiu se reinventar. Após mais de 20 anos atuando na área de segurança patrimonial, decidiu que era hora de dar uma guinada na carreira. Em 2017, aos 47 anos, iniciou o curso de Gestão de TI. Aos 52 conseguiu seu primeiro estágio na área de tech recruiter da Hypesoft, consultoria global de tecnologia especializada em outsourcing, desenvolvimento de soluções de tecnologia sob demanda e hunting.

Mejia explica que começou a procurar vagas na área logo no início do curso, mas que não conseguiu nenhuma oportunidade de imediato. Insistiu, continuou estudando, fazendo cursos de aperfeiçoamento, acompanhando as tendências de mercado e, finalmente, conseguiu seu primeiro estágio em janeiro de 2023 na Hypesoft.

"Quando decidi fazer a transição de carreira, o fato de eu já ter 47 anos me deixou um pouco inseguro, mas eu encarei todo esse processo com muita positividade. Sempre tive força de vontade para buscar meus objetivos. Houve muito planejamento, resiliência, persistência, dedicação e, principalmente, muito estudo", relata o profissional.

Rafaella Cardoso Novaes, gestora de Recrutamento da Hypesoft, explica que profissionais com mais de 40 anos, mesmo que não tenham experiência na área em que estão ingressando, já chegam com conhecimento do mundo corporativo e isso os torna resilientes, comunicativos e engajados.

"Idade não deve ser um fator decisivo para as empresas no momento da contratação. Na Hypesoft não é. Acredito que profissionais com diferentes idades trabalhando juntos trazem diversidade e isso ajuda na evolução do time", diz Rafaella.

A contratação de Luis foi feita por Rafaella e Tiago Domingues Lupoli, também Gestor de Recrutamento na Hypesoft. Ambos comentam que o novo estagiário se mostrou muito esforçado e determinado a entrar no mundo de tech recruiter. Para isso, já havia realizado cursos e trabalhos como freelancer na área.

"Características como força de vontade, disposição, entusiasmo, brilho nos olhos e grande desejo de atuar na área foram fatores determinantes para a contratação do Luis", afirmam Rafaella e Tiago.

A história de Luis é um bom exemplo de que a idade não é um fator determinante para ingressar no mercado de TI. O que faz diferença mesmo é a dedicação e o quanto esse profissional estudou e continua estudando. Manter-se atualizado é a regra de ouro, pois estamos falando de um segmento que muda constantemente e de modo bastante dinâmico.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado