Aprender sobre economia na infância cria adultos de sucesso

Seu dinheirofilhos

Aprender sobre economia na infância cria adultos de sucesso

Veja como ajudar seus filhos a trilharem um caminho de segurança financeira.

Quem tem filhos conhece o desejo de que eles sejam felizes e tenham sucesso. E ensiná-los sobre finanças pessoais e economia pode ajudar a tornar esse desejo realidade, segundo Nan Morrison, presidente do Conselho de Educação Econômica, uma organização americana que se concentra na educação econômico-financeira de estudantes do jardim de infância ao ensino médio. A declaração foi dada em uma entrevista ao site CNBC.

a falta dessa educação pode ser devastadora: levar a dívidas de cartão de crédito, empréstimos estudantis e falta de economias para o futuro. "As pessoas pararam de prestar atenção", disse Morrison.

Segundo o especialista, sempre há algo acontecendo na economia que vale prestar atenção e conversar com os pequenos. "Economia ensina como o mundo funciona. É uma espécie de visão macro, como as coisas interagem umas com as outras", exemplificou Morrison. Por exemplo: as pessoas ficam preocupadas com a queda do mercado de ações quando há ameaça de aumento nas taxas de juros.

Para Morrison, todas as crianças precisam aprender, mais do que ler e contar, o contexto em que elas irão tomar decisões, que é o que a economia ajuda a fazer: "precisamos lhes dar as habilidades para entender as trocas e escolhas". Mas ele reconhece que isso é algo que a educação americana ainda está muito aquém de fornecer. E no Brasil não é diferente.

O especialista explicou que existem muitas escolhas complexas a serem feitas em torno das finanças e as crianças precisam aprender. Objetivos, os diferentes caminhos para alcançá-los, como tomar decisões são exemplos de habilidades e conhecimentos que podem ser abordados entre as famílias.

Agora, o especialista lembra que as diferenças no acesso a empregos – que dependem do acesso que cada um tem à educação – cria "uma trajetória muito mais íngreme em direção à construção de riqueza".

O que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a aprender economia?

Ler o jornal com os filhos, conversar sobre a economia e encorajá-los a procurar respostas para suas dúvidas são bons exemplos de educação financeira ainda na infância, segundo Morrison. Os pais podem encorajar que as crianças façam pesquisas sobre o tema no Google, como "o que os economistas dizem sobre riqueza".

"Tente conversar em casa, mesmo que não seja perfeito. Realmente não importa. Basta apresentar o vocabulário aos seus filhos, para que comecem a ouvir as palavras, tire o medo, tire o mistério", disse Morrison.

E você, conversa sobre finanças com seus filhos? Conte para a gente aqui e em nossas redes sociais!

 

Comentários: 1

Visitante - zaqueu em Terça, 04 Janeiro 2022 03:12

onde podemos encontrar literatura financeira com linguagem infantil?

onde podemos encontrar literatura financeira com linguagem infantil?
Visitante
Domingo, 26 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado