Lula afirma que Trump garantiu avanço em acordo comercial entre Brasil e EUA
Presidente brasileiro destaca clima positivo em encontro com o líder norte-americano na cúpula da ASEAN, na Malásia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (27) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu o avanço de um acordo comercial entre os dois países. A declaração foi feita após uma reunião entre os líderes durante a 47ª cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), realizada em Kuala Lumpur, na Malásia.
Segundo Lula, o diálogo com Trump ocorreu de forma positiva e a expectativa é de que o entendimento entre as nações seja concluído "mais rápido do que qualquer um imagina".
Trump, por sua vez, descreveu o encontro com Lula como "muito bom" e elogiou o presidente brasileiro, a quem chamou de "um cara muito vigoroso". No entanto, o norte-americano evitou cravar prazos ou garantias sobre o possível acordo. "Não sei se algo vai acontecer, mas veremos", disse a jornalistas a bordo do Força Aérea Um após deixar a Malásia.
Os Estados Unidos mantêm atualmente tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, impostas em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula classificou as medidas como "incorretas", mas afirmou estar aberto ao diálogo com Washington para buscar uma solução.
O presidente também declarou disposição para cooperar com os EUA em temas regionais, como a crise na Venezuela. "Disse a ele que é fundamental considerar a experiência do Brasil como maior país da América do Sul, com papel econômico e político relevante e vizinho de praticamente todo o continente", afirmou.
 
		
Comentários: