Evento pode ser um bom momento para driblar a inflação e economizar nas comemorações.
Segundo a 5.ª edição de pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 82% dos consumidores pretendem aproveitar os descontos e antecipar suas compras de final de ano na Black Friday.
A "Black Friday" (traduzida como Sexta-feira Negra) já se tornou a data promocional mais importante para o e-commerce brasileiro. Em 2021, as vendas no período totalizaram R$ 4,2 bilhões de reais, de acordo com o estudo publicado pela NielsenlQ|Ebit.
A origem do evento é incerta, mas sabe-se que foi implementado no Brasil em 2011, com o portal Busca Descontos. Desde então, as vendas na data crescem exponencialmente.
A Black Friday acontece no dia 25 de novembro e pode ser um bom momento para fazer compras - devido aos grandes descontos oferecidos pelas lojas, já que a inflação impulsionou a alta nos preços neste ano.
Os dados da pesquisa da SBVC indicam que 83% dos consumidores pretendem se arriscar nas promoções e gastar em média R$ 1.147,04 reais. 74% dos participantes têm a intenção de aproveitar alguma oferta antes da data oficial.
As lojas online parecem ser a prioridade dos consumidores neste ano, já que 81% pretende gastar mais nas plataformas virtuais em detrimento de estabelecimentos físicos durante a Black Friday.
A pesquisa também identificou os setores mais procurados pelos consumidores. O ramo de vestuários lidera a preferência (63%) em seguida o de eletrônicos (59%) e de eletrodomésticos (49%).
De acordo com os dados coletados pela SBVC, 82% dos brasileiros pretendem fazer suas compras de fim de ano e Natal durante a Black Friday, a fim de gastar menos. É esperado que os consumidores destinem cerca de 64% - R$ 729,95 reais - de suas aquisições para esses eventos.
Em relação à renda, 53% dos consumidores pertencentes à classe B pretendem realizar compras na Black Friday, enquanto os da classe C e A, 43% e 5%, respectivamente.
Copa do Mundo
O evento esportivo não deve trazer grandes mudanças no comportamento dos consumidores, já que apenas 26% dos entrevistados afirmaram que pretendem gastar mais na Black Friday por conta da Copa do Mundo.
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