Projeto Titan pretende lançar carro autônomo com tecnologia de baterias da Apple.
Com um projeto de desenvolver carros elétricos sendo desenvolvido desde 2014, a Apple deve lançar seu primeiro automóvel elétrico em 2025 - a informação é de reportagem exclusiva da Bloomberg, que cita ter recebido a informação de fontes confiáveis. Diferente do convencional, o veículo não terá volante nem pedais e será projetado para ser utilizado sem usar as mãos.
O carro autônomo faz parte do "Projeto Titan", que, segundo informações de insiders, tem alcançado progressos recentes no sistema de direção e em seus microprocessadores e sensores. A Apple não quis comentar a notícia.
A agência Reuters publicou em 2020 uma matéria sobre os planos da Apple para lançar um carro equipado com sua tecnologia de baterias em 2024. Doug Field, veterano da Apple que trabalhou para a Tesla, voltou para o Projeto Titan em 2018 e continua trabalhando com a equipe, que tem feito progressos, segundo duas fontes consultadas pela Bloomberg, que afirmaram ainda que a estratégia da Apple envolve um novo projeto de bateria e o aumento da capacidade dos veículos.
Parceria com montadora
Para a realização do projeto, especula-se que a Apple terá uma montadora de veículos parceira. A parceria pode até mesmo se estender e resultar em um carro lançado pelas duas marcas.
Segundo a mesma fonte, a Apple vem consultando parceiros para criar os elementos do sistema do veículo, como sensores para realizar corretamente sua direção autônoma e testando baterias "LFP" (lítio-ferro-fosfato), menos sujeita a aquecimento e, portanto, mais segura do que baterias de íon de lítio.