Investidores monitoram dados dos EUA e operação da PF no Brasil
Agenda econômica americana, tensão entre Trump e o Fed e investigação envolvendo o Banco Master movimentam os mercados nesta quarta-feira
O dólar iniciou esta quarta-feira (14) com o mercado acompanhando fatores internos e externos. No pregão anterior, a moeda americana subiu 0,06%, a R$ 5,3753, enquanto o Ibovespa caiu 0,72%, aos 161.973 pontos. A bolsa brasileira começa a operar às 10h.
No Brasil, investidores reagem à nova fase de uma operação da Polícia Federal que investiga fraudes financeiras envolvendo o Banco Master, com buscas relacionadas ao controlador Daniel Vorcaro, familiares e outros empresários.
No exterior, o foco está nos dados econômicos dos Estados Unidos, como vendas no varejo, PPI, com expectativa de alta de 2,7% em 12 meses, e a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve. O mercado também monitora a tensão entre o governo Trump e o Fed, após ameaças ao presidente do banco central americano, Jerome Powell, o que levou autoridades monetárias de vários países, incluindo o Brasil, a manifestarem apoio à independência da instituição.
Outro ponto de atenção é o anúncio de Donald Trump de uma tarifa de 25% para países que mantêm comércio com o Irã, medida que pode impactar o Brasil, que exportou US$ 2,9 bilhões ao país em 2025.
No cenário internacional, Wall Street opera em queda, as bolsas europeias fecharam mistas e, na Ásia, Hong Kong subiu enquanto os mercados chineses recuaram.
Comentários: