Perspectiva financeira da zona do euro segue frágil após turbulência bancária, diz BCE

Economiaeconomia internacional

Perspectiva financeira da zona do euro segue frágil após turbulência bancária, diz BCE

Relatório foi divulgado pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira (31).

Escultura que representa a zona do euro. Foto: Hans/Pixabay.

A perspectiva da estabilidade financeira na zona do euro permanece frágil, após a recente turbulência no setor bancário global, segundo relatório divulgado pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira (31).

"Embora as condições econômicas tenham melhorado ligeiramente, as perspectivas de crescimento incertas, aliadas à inflação persistente e a condições de financiamento mais restritivas, continuam a pesar nos balanços das empresas, nas famílias e nos governos", diz o BCE, em sua Revisão de Estabilidade Financeira.

No documento, o BCE alerta também que uma "inesperada deterioração ou aperto financeiro" poderão gerar "ajustes de preços desordenados" nos mercados financeiro e imobiliário.

"A estabilidade dos preços é crucial para a estabilidade financeira durável", diz o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, no relatório. "Mas à medida que apertarmos a política monetária para reduzir a inflação alta, isso poderá revelar vulnerabilidades no sistema financeiro. É fundamental que monitoremos tais vulnerabilidades e implementemos a união bancária plenamente para mantê-las sob controle," acrescentou. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado