Morning Call - Semana de reunião do Copom e de eleição

Economiaradar

Morning Call - Semana de reunião do Copom e de eleição

 Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo.

Balões com o símbolo de porcentagem. Foto: Karolina Grabowska/Pexels.

Brasil no radar

  • Dados econômicos da semana

Hoje é dia de Boletim Focus, com as previsões dos principais atores do mercado financeiro para a economia brasileira. Também sai hoje a prévia do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Acompanhe nosso portal para ficar por dentro dos números.

IPCA-15, IPP, taxa de desemprego e IGP-M também serão divulgados esta semana.

  • Reunião do Copom

Nesta semana ocorrerá a reunião de política monetária do Banco Central, onde o Comitê de Política Monetária (Copom) decidirá se mantém ou aumenta a taxa básica de juros - a Selic -, que atualmente está em 13,75%.

  • Ibovespa

O Ibovespa, índice que reúne ações das principais empresas da Bolsa brasileira, começa a semana com os índices futuros em baixa, após a forte alta da semana passada e em ritmo de atenção à corrida eleitoral. Às 9h30, o índice cedia 1,72%, na casa dos 120 mil pontos.

  • Eleições presidenciais

A menos de uma semana do pleito, que será em 30 de outubro, domingo, os ânimos estão acirrados. O dia deve ser de repercussão da conturbada prisão de Roberto Jefferson, visto por muitos como um aliado de Bolsonaro, e de resultado de mais uma pesquisa eleitoral do Ipec (antigo Ibope).

Mundo no radar

  • Troca de primeiro-ministro

O Reino Unido deve anunciar seu novo primeiro-ministro em breve. Até o nome de Boris Johnson voltou a ser cogitado, mas a vantagem é de Rishi Sunak, uma das poucas figuras do partido com credibilidade no mercado, segundo análise do site Investing. Sunak, inclusive, havia advertido Truss de que seus planos de cortes de impostos sem financiamento deveriam ser punidos pelos mercados.

  • Bolsas asiáticas

O mercado asiático de ações fechou a segunda-feira misto, após a divulgação de indicadores da China. O Produto Interno Bruto (PIB) subiu acima das expectativas, 3,9%, e o congresso do Partido Comunista chinês chegou ao fim.

A maior baixa foi registrada em ▪Hong Kong, com o Hang Seng caindo 6,36%, seguido pelos índices chineses: o Xangai recuou 2,16% e o Shenzhen, 2,06%. Entre as altas, a maior foi a da Coreia, com o Kospi subindo 1,04%.

  • Mercado de ações norte-americano

O mercado acionário dos Estados Unidos está com os índices futuros em alta nesta manhã. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial avançavam 0,80%, do S&P 500 subiam 0,78% e os da Nasdaq 100 registravam alta de 0,51%.

Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado! 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 06 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado