Jerome Powell do Federal Reserve afirma que dados de inflação nos EUA estão alinhados com expectativas

Jerome Powell do Federal Reserve afirma que dados de inflação nos EUA estão alinhados com expectativas

 Durante uma apresentação no Fed de São Francisco, ele destacou que os números do índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) divulgados são em linha com o esperado, e que não há planos de reação exagerada por parte do Fed.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, compartilhou na sexta-feira (29) que os dados mais recentes sobre a inflação nos EUA estão alinhados com as expectativas do banco central. Durante uma apresentação no Fed de São Francisco, ele destacou que os números do índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) divulgados são em linha com o esperado, e que não há planos de reação exagerada por parte do Fed.

Os dados do governo revelaram que o índice de preços PCE aumentou a uma taxa anual de 2,5% em fevereiro, um pouco acima do registrado no mês anterior. Apesar disso, Powell enfatizou que esse relatório não alterou a visão básica do Fed. Ele observou que, embora os números das manchetes possam não ter mostrado um progresso significativo nos primeiros meses do ano, alguns detalhes dos dados PCE sugerem melhorias em aspectos da inflação considerados cruciais pelo banco central.

Apesar das expectativas de cortes nas taxas de juros este ano, Powell destacou a necessidade de equilibrar essas perspectivas com os dados recentes, que mostram uma desaceleração ou estagnação na melhoria da inflação. Embora o Fed tenha mantido sua taxa básica de juros estável na última semana, a projeção continua indicando uma possível redução até o final do ano.

Powell ressaltou que o banco central está monitorando de perto essas tendências, buscando um ponto em que se sinta confortável para agir. Ele reconheceu a recente alta na inflação, mas também alertou para a importância de não descartar os dados recentes como indicadores de uma desaceleração duradoura do progresso econômico. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/