Por Redação com Estadão Conteúdo em Terça, 14 Novembro 2023
Categoria: Economia

Inflação dos EUA é divulgada; veja como está a situação por lá

Dados foram publicados nesta terça-feira, 14, pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos ficou estável em outubro ante setembro, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta terça-feira, 14, pelo Departamento do Trabalho. O resultado ficou abaixo da mediana de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de alta de 0,1%.

Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,2% na comparação mensal de outubro, também aquém do consenso do mercado, de avanço de 0,3%.

Na comparação anual, o CPI dos EUA subiu 3,2% em outubro, desacelerando ante o aumento de 3,7% de setembro. Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 4% no mês passado, perdendo força em relação ao acréscimo de 4,1% de setembro.

As leituras anuais do CPI em outubro vieram igualmente abaixo das expectativas, de alta de 3,3% do índice cheio e de ganho de 4,1% do núcleo.

O CPI é utilzado pelo Federal Reserve, o banco central norte-americano, durante as decisões de política monetária. Neste cenário, uma alta na inflação poderia representar mais chances de uma nova alta nos juros dos EUA. Com base nos dados desta terça, a autoridade monetária irá deliberar sobre a necessidade ou não de mais um aumento de juros na próxima reunião do comitê de mercado aberto (FOMC), que ocorrerá em 13 de dezembro.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário