EUA divulgou inflação do produtor e sentimento do consumidor.
Nesta sexta-feira, 11, o índice de preços ao produtor dos Estados Unidos (IPP) cresceu 0,3% em julho ante o mês anterior, informou o Departamento do Trabalho. Analistas ouvidos pela FactSet previam alta um pouco menor, de 0,2%. Na comparação anual, houve alta de 0,8% em julho, ante expectativa de avanço de 0,7% dos analistas.
O núcleo do PPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,3% em julho ante junho, também acima da previsão de alta de 0,2%. Na comparação anual, o núcleo do índice teve ganho de 2,4%.O Departamento do Trabalho ainda informou que houve revisão do PPI do mês anterior, apontando agora para estabilidade ante maio, quando antes havia sido apurado avanço de 0,1%.
Sentimento do consumidor
O índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, recuou de 71,6 em julho a 71,2 em agosto na leitura preliminar deste mês, informou a própria instituição nesta sexta-feira, 11.
As expectativas para a inflação em 12 meses caíram de 3,4% em julho a 3,3% em agosto, retomando o mesmo patamar de junho. Já para o intervalo de cinco anos, as expectativas de inflação regrediram de 3,0% a 2,9%. Essa é a 24ª leitura consecutiva que a projeção varia na faixa estreita entre 2,9% e 3,1%.
A Universidade de Michigan afirma, em nota, que "os consumidores vêm percebendo poucas diferenças materiais no ambiente econômico em relação ao mês passado, mas observam melhorias substanciais em relação a apenas três meses atrás".