Domínio chinês na era dos carros elétricos?

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Domínio chinês na era dos carros elétricos?

Entenda o avanço da indústria automotiva chinesa.

Local de carregamento de carros elétricos. Foto:Freepik.
O avanço da indústria chinesa tornou-se uma das narrativas mais marcantes da nossa era, impulsionado pela capacidade produtiva, preços competitivos e, finalmente, uma qualidade que demandou anos para ser reconhecida. O epicentro desse fenômeno iniciou-se nos eletrônicos, expandiu-se para vestuário e calçados, e agora alcança um setor outrora dominado por americanos, japoneses, sul-coreanos e europeus: a indústria automotiva. Este salto, alimentado pelo advento dos carros elétricos, redefine as expectativas, indicando que em breve deveremos ter carros "made in China" de qualidade, alinhados às crescentes preocupações ambientais e despedindo-se dos combustíveis fósseis.

O impacto da BYD e a competição com a Tesla

Os resultados do final do ano passado revelaram a fabricante de carros elétricos BYD (Build Your Dreams), criada em Xian, na China, no ano de 2003, superando a Tesla de Elon Musk em número de veículos a bateria negociados, um marco significativo. Com 526.000 unidades no último trimestre de 2023, a BYD ultrapassou os 484.000 veículos da concorrente americana, tornando-se assim a maior fabricante mundial de veículos elétricos. Com três milhões de unidades, incluindo híbridos, a empresa não se limita ao mercado chinês, expandindo suas exportações para mercados estratégicos como Brasil e Europa. Estes eventos provocaram uma mudança, com o Japão perdendo sua posição como maior exportador global de carros.

Desafios e respostas globais

Naturalmente, o avanço chinês suscita preocupações globais. Governos ao redor do mundo buscam impor tarifas mais elevadas para proteger suas indústrias locais da concorrência chinesa. No Brasil, por exemplo, a isenção de impostos para veículos elétricos e híbridos importados chegou ao fim, sinalizando uma revisão da taxação que atingirá 35% em julho de 2026. Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden já expressou a possibilidade de aumentar as tarifas de importação, enquanto os europeus iniciaram uma investigação sobre os carros chineses.

A batalha pela competitividade

O cenário se desenha como o início de uma batalha, com implicações diplomáticas e armadilhas econômicas. As tradicionais montadoras ocidentais enfrentam a realidade de perderem espaço para os chineses, que anteciparam essa transformação há uma década ou mais. Grandes nomes como a Volkswagen se veem em desvantagem na corrida elétrica e correm o risco de perderem participação de mercado. Enquanto isso, a crescente demanda por veículos eletrificados, acessíveis e tecnologicamente avançados reflete uma preocupação global crescente com métodos de transporte mais sustentáveis.

Desafios da transição e perspectivas futuras

Apesar do entusiasmo, é vital manter a perspectiva realista. A transição total para uma frota global eletrificada é uma jornada extensa. Mesmo em mercados mais maduros, como o americano, a infraestrutura de carregamento está longe do ideal. As imagens de filas de espera e estações de carregamento congeladas em cidades como Chicago destacam a necessidade de precauções especiais com as baterias em condições adversas. No Brasil, o preço ainda elevado dos modelos eletrificados limita sua penetração no mercado, embora tenha crescido para aproximadamente 7%. Montadoras presentes no país buscam reverter esse cenário, com empresas como a BYD considerando o Brasil como seu mercado mais relevante fora da China.

A revolução automotiva chinesa

O ritmo acelerado da China na corrida pela eletrificação automotiva é inegável, desafiando as estruturas estabelecidas e definindo um novo paradigma para a indústria global de automóveis. A transformação é iminente, e o mundo pode estar próximo a uma nova era de mobilidade, impulsionada pela inovação e competitividade chinesa.

 

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Quinta, 21 Novembro 2024

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