Brasil deve ter nova usina nuclear em breve
Ministro das Minas e Energia ainda não revelou local escolhido para a nova planta.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou que prevê a instalação de mais uma usina nuclear no Brasil. A afirmação foi feita em um vídeo exibido durante a abertura da reunião anual da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), no final de 2021. A usina faz parte do Plano Decenal de Energia 2031, que deve ser divulgado em breve.
Para o ministro, o Brasil vive momento de "consolidação da energia nuclear". Albuquerque ressaltou que a retomada da construção da usina Angra 3 - espécie de irmã-gêmea da Angra 2 -, ambas da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis (RJ), era uma prioridade do governo. Ele citou o ano de 2027 como data provável para conclusão das obras.
Segundo o ministro, o Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) já estão realizando estudos complementares para novos sítios nucleares no Brasil.
Embora o ministro não tenha dado detalhes sobre onde a nova usina nuclear deve se instalar, o Estadão Broadcast citou, em reportagem sobre o tema, um estudo antigo, feito pelo governo federal, que indica 40 locais prováveis para a construção de novas usinas nucleares.
Em 2011, o município de Itacuruba, em Pernambuco, foi apontado como o melhor local para instalação, segundo a Eletronuclear. Entre os motivos, foram citadas, à época, a proximidade do rio São Francisco, que poderia ter a água utilizada no resfriamento dos reatores.
Embora ambientalistas e a população tenham receio quanto à implantação de uma nova usina nuclear, o tipo de energia é apontado por especialistas como alternativa no combate às emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O ministro afirmou ainda que o planejamento energético de longo prazo do governo, chamado "Plano Nacional de Energia 2050", projeta uma ampliação de geração nuclear entre 8 e 10 gigawatts (GW).
E você, concorda com a instalação de novas usinas nucleares no Brasil? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!
Comentários: