Você conhece o portal do investidor? Saiba como utilizar
A CVM mantém um portal educacional gratuito que ensina economia e investimentos.
Você já sentiu que sabe menos do que gostaria a respeito de investimentos? Embora exista um movimento para que a educação financeira passe a ser matéria obrigatória nas escolas, até o momento o brasileiro não possui uma formação que contemple conceitos financeiros em sua educação básica. Em uma iniciativa para diminuir essa carência, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia do Ministério da Economia que disciplina o funcionamento do mercado de valores mobiliários, criou o portal do investidor.
Com finalidade educacional, o site procura apresentar conceitos a respeito de investimentos de maneira bastante didática. O site reúne informações para públicos de todas as idades, inclusive com conteúdo voltado especificamente para o público infantil e idosos.
Um dos destaques entre os conteúdos recentemente publicados é a página sobre bem-estar financeiro após a pandemia de covid-19. O conteúdo reúne artigos sobre planejamento, investimentos e proteção de capital depois dos impactos da pandemia. O conteúdo é separado por diferentes fases da vida.
Como utilizar o portal do investidor
Para ter acesso ao conteúdo basta acessar o site, não é preciso realizar login. Além dos conteúdos básicos, o portal do investidor reúne materiais bastante específicos e úteis mesmo para quem já está familiarizado com o mundo dos investimentos.
O site possui uma área destinada aos direitos do investidor. A aba reúne, além dos direitos básicos de quem investe, os específicos, decorrentes de cada tipo de investimento. O site reúne os principais direitos de quem aplica em ações, debêntures e fundos.
Formação em investimentos
A CVM também oferece cursos gratuitos por meio do programa CVM Educacional. O site oferece formação à distância e, no momento, tem dois cursos abertos: Educação Financeira para Jovens e Matemática Financeira Básica.
No portal do investidor também é possível acessar as publicações educacionais da CVM, como o Guia do Investidor, que reúne dicas de como investir em Fundos de Investimento Imobiliários, fazer planejamento financeiro, além de materiais sobre o funcionamento da bolsa e do Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP).
E você, já conhecia o site?
Comentários: