Empoderamento financeiro ajuda mulher a sair da pobreza

Seu dinheiroEducação

Empoderamento financeiro ajuda mulher a sair da pobreza

Saiba como essa educadora do Novo México revolucionou sua vida e de outras mulheres.

Jill Wellington/Pexels/Reprodução.

A poeta e educadora Jessica Helen Lopez, moradora do Novo México (Estados Unidos), aprendeu cedo que capacitação e conhecimento financeiro andam de mãos dadas. Hoje, a vida como poeta reconhecida pouco lembra a infância pobre em Los Angeles. A vida sem recursos financeiros, assistência médica e com altos custos em moradia só mudou quando ela teve acesso à educação financeira.

Apesar de sua educação humilde, Jessica aprendeu o poder da educação financeira com sua mãe, depois de conseguir seu primeiro emprego, aos 14 anos, já morando no Novo México. "Eu sempre economizaria meu dinheiro", contou Lopez, em entrevista ao site CNBC. "Tive de comprar roupas e material escolar e fiquei muito orgulhosa de mim mesma", contou a escritora. Desde então, cuidar das finanças tornou- se um hábito.

Mesmo sem uma educação formal em finanças pessoais, o pouco que aprendeu em casa ajudou. Até hoje o Novo México não oferece aulas de finanças pessoais no ensino médio. Aqui no Brasil, há um projeto do Ministério da Educação lançado em agosto deste ano que prevê a implantação das aulas. A expectativa inicial, segundo o governo federal, é de capacitar, em três anos, 500 mil professores, para ensinar 25 milhões de estudantes.

Agora, a poeta também ajuda jovens estudantes por meio de seu trabalho como educadora. Ela dá aulas em uma escola e, embora ela não ensine finanças especificamente, aborda a capacitação por meio de suas aulas de poesia.

Para Jessica, a poesia não é apenas sobre seu eu e experiências pessoais, mas também invoca mudanças. "É uma ferramenta poderosa para a justiça social e a defesa de direitos", disse ela. Sua filha, Mia, agora com 19 anos, teve acesso à educação financeira por meio de um programa de extensão.

Agora, Jessica acredita que há muito a melhorar em seu país: as mulheres latinas estão muito atrasadas no que diz respeito à finanças, trabalhando em tempo integral em troca de centavos de dólar — não diferente da realidade de muitas brasileiras.

Lopez acredita que educação financeira é igual a acessibilidade. Para ela, a educação em finanças pessoais prepara gerações para o sucesso: "É como plantar uma semente que germina", disse. "A educação financeira e a compreensão do dinheiro e da gestão do dinheiro são fatores realmente importantes para alcançar o patrimônio que estamos tentando atingir", encerrou a professora.

E você? Quer aprender a cuidar de suas finanças? A Neovalor Investimentos pode te ajudar. 

 

Comentários: 1

Visitante - FERNANDA BELLINOSSI em Terça, 21 Dezembro 2021 12:33

top a reportagem, adorei

top a reportagem, adorei
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/