12 dicas simples para se aposentar cedo - de quem conseguiu!

Seu dinheiroestilo de vida

12 dicas simples para se aposentar cedo - de quem conseguiu!

Steve Adcock e sua esposa não nasceram ricos, mas fizeram movimentos estratégicos para poupar e ampliar seu patrimônio.

Homem abrindo os braços em um local turístico. Foto: I_Bobev/Pixabay.

Steve Adcock e sua esposa se aposentaram aos 33 e 35 anos, respectivamente, após acumularem US$ 870.000 dólares trabalhando com tecnologia de informação. Nenhum dos dois nasceu rico ou herdou uma quantia significativa de dinheiro, mas trabalharam duro e fizeram movimentos estratégicos no mercado - que ao longo do tempo resultaram no aumento do patrimônio líquido de casal para US$ 1 milhão de dólares.

Confira alguns conselhos do milionário para poupar e atingir suas metas:

1. Foque nos seus pontos fortes

Praticamente todas as pessoas têm hobbies dos quais gostam muito, mas nem sempre seguir uma carreira em torno deles é a melhor opção. Por mais prazeroso que seja trabalhar com algo que você ame, é preciso ser racional e avaliar se essa profissão irá, de fato, render.

Seguir uma vida profissional que valoriza seus pontos fortes pode ser mais vantajoso, afinal, não é comum que um hobby se torne uma carreira lucrativa.

"Construa uma carreira no que você é bom", aconselhou o milionário.

2. Aprenda com os milionários

Ao longo da vida, Adcock trabalhou com muitas pessoas ricas, mas, ao invés de invejá-los, tomou nota de seus movimentos e decisões. Com isso, aprendeu através de um colega de trabalho bem-sucedido que investir e controlar suas finanças é uma boa forma de ampliar seu patrimônio.

3. Atualize seu círculo de amizades

Às vezes é necessário fazer algumas mudanças no seu círculo social. Se você só sai com pessoas que costumam gastar muito dinheiro, é natural que você reproduza este comportamento - que muitas vezes gera prejuízos.

Foi isso que Adcock fez, atualizou sua vida atualizando seus amigos. O milionário se aproximou de pessoas inteligentes e bem sucedidas, cujo relacionamento era baseado na motivação.

4. Esteja aberto a novas propostas

Segundo o milionário, a melhor forma de receber um aumento é mudando de emprego - já que negociar um salário mais alto faz parte do processo. Ele trocou de empresa cinco vezes em 14 anos e recebeu um aumento de 15% a 20% a cada mudança.

Mas Adcock alertou para não exagerar na troca de empresas - o ideal é permanecer pelo menos um ano em uma mesma função, pois alguns empregadores deixam de contratar profissionais que mudam de emprego constantemente.

5. Utilize a tecnologia ao seu favor

Automatizar alguns processos, como deduções direto da folha de pagamento e transferências bancárias podem contribuir para o acúmulo de recursos, além de evitar taxas atrasadas e juros.

6. Ignore as críticas

Segundo o milionário, a partir do momento em que você faz algo significativo, você também passa a receber ódio. As pessoas passam a criticar constantemente a forma com que você gasta seu dinheiro. Nem sempre é fácil, mas o ideal é ignorar as críticas e focar em suas metas.

7. Evite comparações

É aquele ditado, "a grama do vizinho é sempre mais verde", portanto ao invés de prestar atenção no carro novo das pessoas próximas, concentre-se em manter-se alinhado aos seus objetivos.

8. Saiba se comunicar com o seu parceiro (a)

É normal que casais tenham pensamentos diferentes acerca de objetivos, finanças e sonhos. Por isso a comunicação entre ambos é crucial, já que ela evita que as diferenças causem conflitos e desviem o foco dos cônjuges perante as suas metas.

9. Priorize a sua saúde

Nem tudo é sobre dinheiro. Adcock afirmou que sua saúde é sua prioridade. Estar saudável contribui não só para o bem estar, mas também para a produtividade.

Em 2007, o milionário se encontrava doente e fora de forma, foi assim que buscou e colocou em prática hábitos saudáveis - como praticar exercícios e manter uma alimentação balanceada. Após dois anos, Adcock havia perdido 60 kg, e estava em sua melhor forma.

10. Evite utilizar o cartão de crédito

Com as taxas de juros extremamente altas, o milionário não recomenda acumular dívidas no cartão de crédito. O uso do crédito é muitas vezes um facilitador para que as pessoas gastem o que não tem - um hábito perigoso.

Adcock disse que possui o cartão de crédito, mas por conveniência, devido à proteção contra fraudes e garantias implícitas, ao contrário de outros modelos de cartões.

O ideal é pagar o saldo total do seu cartão todo mês, para evitar de gastar dinheiro em com taxas.

11. Sempre diga sim

O milionário afirmou que sempre aceitou uma tarefa mesmo não sabendo como cumpri-la - para ele, o segredo é superar os desafios à medida em que eles aparecem. Essas experiências contribuem para o seu crescimento pessoal e profissional, e podem até impulsionar uma promoção na sua área.

12. Defina suas prioridades

Para atingir seus objetivos, muitas vezes é necessário abrir mão de alguns lazeres e hábitos. Por isso é importante tomar decisões inteligentes e controlar seus gastos, visando o futuro que você deseja.

O que você achou das dicas do milionário? Vai colocar alguma em prática?

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/