Você conhece todos os touros das Bolsas de Valores?

Mercadoscuriosidades

Você conhece todos os touros das Bolsas de Valores?

É uma tradição os touros serem representados em forma de esculturas nas Bolsas de Valores mundiais. 

Foto: PxHere.

Quando um mercado financeiro está colecionando bons resultados, existe uma expressão chamada "Bull", que significa touro em português. O touro é um animal que ataca para cima, representando o otimismo e a força dos investidores.

A origem desse termo é do próprio mercado financeiro, a expressão bull market se refere a um momento de ascensão e otimismo dos investidores Quando as coisas não vão bem, o termo utilizado é "Bear", pois o urso ataca de cima para baixo, representando os resultados ruins.

É uma tradição os touros serem representados em forma de esculturas nas Bolsas de Valores do Mundo inteiro. Essa tradição teve início quando um touro foi instalado na frente da Bolsa de Valores de Nova York e logo se tornou um símbolo do mercado financeiro.

O primeiro touro apareceu em Nova York, Estados Unidos. Feito por um artista siciliano chamado Arturo Di Modica, custeada pelo próprio, a escultura foi nomeada "Charging Bull" e seu preço é avaliado em torno de US$ 350 mil dólares. O touro foi colocado pelo artista no meio da noite, de forma ilegal e, segundo ele, foi seu presente de natal para a cidade, simbolizando a "força e poder do povo". Mais tarde outros países se inspiraram e fizeram a sua própria versão do símbolo.

Em Frankfurt, Alemanha, em comemoração ao aniversário de 400 anos da bolsa local, foram colocadas esculturas de um touro e de um urso, representando os períodos de alta e baixa da bolsa, feitas pelo alemão Reinhard Dachlauer.

Em Shenzen, na China, você também pode encontrar a estátua de um touro em frente à bolsa da cidade, que é um dos principais centros econômicos da Ásia. Já em Xangai, também na China, foi inaugurada a estátua de um touro em 2010, esculpida pelo mesmo artista que fez a escultura de Nova York.

Amsterdã, na Holanda, também ganhou sua versão da estátua, em bronze. A escultura fica em frente à Euronext, Bolsa de Valores Europeia, feita também por Di Modica.

Na Índia, o touro foi instalado em Mumbai, em 2008, também inspirado no símbolo novaiorquino. O touro foi considerado um objeto de azar pelos investidores locais, devido às quebras da bolsa durante o período.

Em Hong Kong, território autônomo no sudeste da China, podemos encontrar duas versões do símbolo financeiro: um touro esculpido deitado e um em pé.

Em Hanói, no Vietnã, não podia ser diferente. Lá o touro também aparece, porém com um tamanho mais enxuto. Ele fica localizado dentro de um prédio, onde visitantes podem observá-lo e tirar fotos.

E você, já viu algum dos touros da Bolsa ao vivo? Conte para a gente!

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado