Por que a bolsa de valores se saiu bem no dia seguinte às eleições?

Mercadosmercado financeiro

Por que a bolsa de valores se saiu bem no dia seguinte às eleições?

O Ibovespa registrou uma forte alta, de 3,11,% e o dólar uma queda de 3%. 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Nesta segunda-feira (03), um dia após as eleições, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo (B3), o Ibovespa, abriu em uma forte alta de 3,11%, aos 113.455 pontos. O dólar, por sua vez, registrou uma queda de 3% às 10h07, cotado a R$ 5,2335 reais. A moeda estrangeira está encerrando o dia cotada a R$ 5,16 reais.

O resultado das eleições deste domingo (02), que apontou para um 2° turno entre os candidatos à presidência Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, parece ter agradado o mercado financeiro.

Segundo os economistas ouvidos pelo Estadão, um 2° turno é positivo por forçar os candidatos a apresentarem com mais detalhes seus planos para a economia brasileira.

A Guide Investimentos disse que já esperava uma reação positiva do mercado brasileiro após os resultados das eleições. "Os números mostram um congresso de maioria de centro-direita, o que deve fazer com que um eventual governo Lula tenha de vir para o 'centro' para conseguir aprovar medidas no congresso. Além disso, ainda não dá pra descartar uma vitória de Bolsonaro. A reação mais positiva hoje deve vir de empresas estatais", respondeu a corretora para os seus clientes.

De fato, hoje as ações estatais como as da Petrobras e do Banco do Brasil, apresentaram ganhos consideráveis. A petroleira registrou altas de 7,92% (ON) e 8,26% (PN), enquanto os papéis do banco abriram com um avanço de mais de 8%.

Com tudo isso, os economistas reduziram de 5,88% para 5,74% a estimativa de inflação para este ano e aumentaram a projeção do PIB e da taxa de juros, segundo dados do Boletim Focus.

Gastos públicos

A Capital Economics, empresa independente de pesquisa econômica, também compartilha da mesma visão que a Guide diante dos acontecimentos recentes. Para o portal G1, a empresa também destacou o papel do Congresso diante de uma vitória do candidato do PT, que pode limitar algumas políticas, como o aumento dos gastos públicos.

A agenda fiscal e os gastos públicos são as pautas mais preocupantes para os investidores, já que ambos os candidatos que irão disputar o 2° turno das eleições presidenciais pretendem ampliar as despesas do governo a partir do ano que vem.

E você, o que espera para o 2° turno das eleições? Conte para a gente aqui nos comentários e nas redes sociais! 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 06 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado