Você sabe o que são e como funcionam os ETFs?
Entenda os fundos de índice, uma maneira simples de começar a investir em renda variável.
Um Exchange-Traded Fund (ETF) em português pode ser traduzido como "fundo de índice". São fundos que reúnem uma variedade de produtos negociados na bolsa de valores como uma única ação. Atualmente há uma infinidade deles sendo oferecidos a investidores.
Com o crescimento do número de novas contas na bolsa de valores brasileira, a B3, tem crescido também o interesse por maneiras de diversificar a carteira com produtos como ETFs. Para fazer isso de forma segura, é preciso primeiro entender como funcionam os diferentes mercados e produtos.
Os ETFs são uma boa maneira de começar a investir na bolsa para quem não tem muita experiência, já que eles geralmente têm comportamento mais estável do que os produtos que reúnem.
ETFs podem reunir diferentes classes de ativos, como ações, commodities ou títulos. Veja a seguir a lista de alguns ETFs negociados na B3.
- BOVA11: é o principal fundo de índice negociado hoje na B3. Ele utiliza o Índice Bovespa (IBOV) como referência e aplica em mais de 60 ativos, como ações da Vale, Petrobras e Ambev.
- BRAX11: fundo que segue a rentabilidade do índice IBrX-100, que reúne o desempenho das cem empresas mais negociadas na B3.
- PIBB11: reflete a performance, antes das taxas e despesas, do Índice Brasil 50 (IBrX50). O IBrX50 reúne os 50 ativos mais negociados do mercado de ações brasileiro.
- MATB11: segue o Índice de Materiais Básicos (IMAT), que representa o desempenho médio dos ativos de empresas que atuam com celulose, mineração, siderurgia, entre outros.
É importante ter em mente que para lucrar com ETFs é importante entender o momento econômico pelo qual estamos passando. Só assim é possível decidir com segurança qual o índice com mais chances de performar bem e trazer bons retornos financeiros.
Para novos investidores, os ETFs são uma porta de entrada com menos risco do que apostar em ações de uma única companhia. Para escolher os melhores fundos de índice conforme o perfil de cada um, o ideal é contar com a opinião especializada de uma consultoria financeira, como a NeoValor Investimentos.
Comentários: