Morning Call 04/05 - Decisões de juros, bolsas, câmbio e mais

Mercadosradar

Morning Call 04/05 - Decisões de juros, bolsas, câmbio e mais

Veja as notícias que movimentam a economia no Brasil e no mundo. 

Tome notas e comece o dia bem-informado. Foto: Andrew Neel/Pexels.

Brasil no radar

  • Decisão de juros

Nesta quinta-feira (4) o mercado digere os resultados da superquarta, que vieram conforme o esperado pelos especialistas, mas surpreenderam pelo tom dos comunicados. Tanto aqui quanto nos EUA, as notas afirmaram que, se o cenário piorar, ainda pode haver mais altas nos juros.

No Brasil, a taxa Selic segue a 13,75% ao ano. Para mais detalhes, leia este conteúdo.

  • Ibovespa e câmbio

Às 9h30, o índice futuro do Ibovespa, que reúne as principais empresas brasileiras listadas na bolsa de valores, avançava 0,13%, na casa dos 103,5 mil pontos.

Já o dólar furou o suporte dos R$ 5 reais e estava cotado a R$ 4,99 nesta manhã.

  • Temporada de balanços 1T23

No cenário corporativo, mais um dia repleto de resultados trimestrais. Pela manhã, é a vez da Ambev (ABEV3) e Banco Pan (BPAN4). Após o fechamento, estão programados 21 balanços, entre eles 3Tentos (TTEN3), Alpargatas (ALPA4), Assaí (ASAI3), BR Properties (BRPR3), Bradesco (BBDC4), Braskem (BRKM5), Eletrobras (ELET3), Engie Brasil (EGIE3), Rumo (RAIL3) e Via (VIIA3). A Oi (OIBR3) também divulgará seus dados hoje.

Mundo no radar

  • Balanços do 1º trimestre

Nesta quinta-feira (4) estão programados os balanços de 1º trimestre da Apple (AAPL), Booking (BKNG), Zoetis Inc (ZTS) e Shopify Inc (SHOP).

  • Superquarta nos Estados Unidos

Nos EUA, o resultado da reunião do FOMC, apesar de ser o esperado, um aumento de 0,25 p.p., que elevou os juros norte-americanos para o patamar de 5% a 5,25%, também surpreendeu pelas mudanças no texto do comunicado.

O Fed retirou certas partes do texto que falavam sobre mais altas nos juros e endurecimento da política monetária, mas, na coletiva após o resultado, Powell afirmou que, se for preciso, ainda subirá mais os juros - tudo depende dos próximos indicadores. Saiba mais neste conteúdo.

  • Mercado de ações norte-americano

As bolsas dos EUA iniciaram o dia em baixa. Às 9h30, os futuros do Dow Jones Industrial recuavam 0,25%, aos 33,3 mil pontos; do S&P 500 desciam 0,30%, aos 4 mil pontos e os da Nasdaq apresentavam queda de 0,10%, pouco acima dos 13 mil pontos.

  • Mercado europeu

A manhã foi de decisão de juros na União Europeia, que também subiu sua taxa em mais 0,25 p.p. Na decisão anterior, o aumento havia sido de 0,50 p.p. Com o aumento, a taxa de refinanciamento do BCE passará de 3,50% para 3,75%, a de depósitos, de 3% para 3,25% e a de empréstimos, de 3,75% para 4%.

Às 9h30 os futuros do DAX recuavam 0,74%, abaixo do suporte de 16 mil pontos; os do CAC 40 desciam 0,70%, aos 7,3 mil e do SMI perdiam 0,49%, aos 11,4 mil pontos. O FTSE 100, da Inglaterra, apresentava queda de 0,69%, aos 7,7 mil pontos.

  • Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam em alta. No Japão ainda era feriado; em Hong Kong, o Hang Seng avançou 1,27%, rumo aos 20 mil pontos e o chinês Shanghai ganhou 0,82% na sessão, aos 3.3 mil pontos.

E você, o que espera desta quinta-feira? Compartilhe suas impressões com a gente!

Acompanhe o portal Money Now News para atualizações sobre as notícias que movem o mercado! 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado