Saiba detalhes da conversa entre Bolsonaro e Putin
Presidentes prometem ampliar a relação entre a Rússia e o Brasil.
Na quarta-feira (16), pela manhã, os presidentes brasileiro e russo, Jair Bolsonaro e Vladimir Putin, se reuniram para uma conversa no país do Leste Europeu. Na conversa, o presidente do Brasil defendeu a ampliação das relações bilaterais entre os países. Bolsonaro ainda afirmou estar "feliz e honrado" pelo convite, segundo reportagem do Valor Investe.
"Queremos muito colaborar em várias áreas, defesa, petróleo e gás, agricultura. Tenho certeza que esta passagem por aqui é um retrato para o mundo de que nós podemos crescer muito as nossas relações bilaterais" disse Bolsonaro que, para participar do encontro, precisou realizar diversos testes de detecção de covid-19.
O presidente do Brasil declarou também no encontro que o país é solidário à Rússia, e agradeceu pelo indulto dado pela Rússia a um brasileiro que estava preso no país até o ano passado.
Putin, logo no início do encontro, afirmou que ambos os países estão retornando as relações que foram interrompidas, de certa forma, pela pandemia do coronavírus.
O chanceler russo cumprimentou Bolsonaro com um aperto de mão e disse "é uma alegria recebê-lo, senhor presidente. Espero que nosso encontro seja produtivo. É muito importante porque o Brasil é o principal parceiro nosso na região da América Latina".
Segundo dito pelo presidente russo, seu país trabalha ativamente nos fóruns internacionais e, apesar de todas as restrições de 2021, seu comércio bilateral "registrou uma pauta de 87%".
Autoridades brasileiras afirmaram que o encontro não seria focado no conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o que se confirmou. Os tópicos discutidos no encontro foram ciência, tecnologia, energia, agronegócio, cibersegurança e defesa.
O governo brasileiro, além de estar interessado em um compromisso com a Rússia para que ela continue importando insumos para a produção de fertilizantes, também pretende exportar mais produtos acabados para os russos, que irão tentar vender mais insumos e defensivos.
Além disso, seria muito benéfico para o país se o grupo russo Acron confirmasse a compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, localizada em Três Lagoas (MS).
Resultados
Putin e Bolsonaro afirmaram, em uma declaração conjunta, que irão ampliar a cooperação entre os países após o encontro. O presidente do Brasil também demonstrou estar satisfeito com a posição do presidente russo em relação à Amazônia.
"Quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da humanidade, eu quero agradecer a sua intervenção que sempre esteve ao nosso lado em defesa da soberania" disse Bolsonaro, prometendo uma cooperação ambiental, visto que a Rússia tem uma das maiores coberturas florestais do planeta.
"O Brasil é uma potência do agronegócio. Existe muito interesse da nossa parte no comércio de fertilizantes, o que sou grato ao prezado amigo" acrescentou Bolsonaro.
O que você acha sobre a cooperação entre os países? Conte para a gente nos comentários!
Comentários: