Rishi Sunak é eleito novo primeiro-ministro do Reino Unido
Candidato era a opção preferida pelos mercados, segundo especialistas.
Rishi Sunak será o novo primeiro-ministro do Reino Unido. O anúncio ocorre nsta segunda-feira (24), após uma corrida pela liderança do Partido Conservador após a renúncia de Liz Truss, apenas 44 dias após assumir o cargo.
Sunak, que é um ex-banqueiro de investimentos formado em Oxford, ganhou o papel de líder do Partido Conservador após sua única concorrente, Penny Mordaunt, desistir de concorrer momentos antes dos votos serem anunciados. O ex-primeiro-ministro Boris Johnson também deixou a disputa no domingo.
O ex-ministro das Finanças não se torna automaticamente primeiro-ministro. O ritual determina que Liz Truss, primeiro, apresente sua renúncia ao rei Charles - que, depois, nomeará Sunak.
O novo primeiro-ministro vai assumir o cargo em meio a uma piora do quadro econômico do país, que quebra semana a semana seus recordes de inflação e precisa se recuperar da atuação desastrosa de Truss.
Durante seu mandato, os mercados de ações balançaram, a libra esterlina despencou e o Banco da Inglaterra (BoE) foi forçado a intervir com uma operação de compra de títulos de emergência.
Sunak, que conduziu a economia do Reino Unido no auge da pandemia de Covid-19, é amplamente visto como um porto seguro do ponto de vista fiscal. Ele, inclusive, repreendeu Truss a respeito dos "cortes de impostos não financiados" que ela promoveria.
A libra esterlina subiu para US$ 1,1326 dólar após o anúncio da vitória de Sunak. Ele deve manter no cargo o recém-empossado ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, para sinalizar alguma continuidade após a turbulência.
Comentários: