Dados foram divulgados nesta quinta-feira, 4, pela S&P Global.
Nesta quinta-feira, 4, a S&P Global divulgou os PMIs (sigla que significa, em inglês, Purchasing Manager's Index - Índice de Gerentes de Compra) composto e de serviços de diversas economias do mundo, inclusive do Brasil. Ele é um importante indicador de atividade econômica. As leituras acima da barreira de 50 indicam que a atividade econômica está em território de expansão, enquanto leituras abaixo de 50 indicam contração na economia.
Confira a seguir os resultados divulgados hoje!
PMI dos Estados Unidos
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos Estados Unidos (EUA) subiu de 50,8 em novembro para 51,4 em dezembro, informou nesta quinta-feira, 4, a S&P Global. Analistas ouvidos pela FactSet previam alta levemente menor, a 51,3.
Somado ao PMI industrial, o PMI composto ficou em 50,9 em dezembro, uma aceleração frente aos 50,7 de novembro. A expectativa dos analistas consultados pela FactSet era de um número levemente acima, em 51,0.
A taxa de crescimento da produção de serviços acelerou pelo terceiro mês consecutivo, e segundo a S&P, foi a mais acentuada desde julho.
O economista-chefe da S&P, Chris Williamson, avalia que a melhoria no setor de serviços - sobretudo a melhora no crescimento do emprego neste setor - ofusca a queda registrada no setor de indústria, e indica que o ritmo do crescimento econômico dos EUA acelerou ligeiramente no final de 2023.
PMI da China
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da China subiu de 51,6 em novembro para 52,6 em dezembro, informaram a S&P Global e a Caixin. A taxa de crescimento foi a maior registrada desde maio. O PMI de serviços do país, por sua vez, passou de 51,5 em novembro para 52,9 em dezembro.
PMIs zona do euro
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, ficou em 47,6 em dezembro, inalterado em relação a novembro, segundo pesquisa final divulgada nesta quinta-feira, 4 pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank. O número definitivo de dezembro veio acima da leitura preliminar e da expectativa de analistas consultados pela FactSet, de 47 em ambos os casos.
O PMI de serviços da zona do euro, por sua vez, subiu marginalmente entre novembro e dezembro, de 48,7 a 48,8, atingindo o maior patamar em cinco meses. Também neste caso, o resultado final superou a prévia e o consenso da FactSet, de 48,1.
As leituras abaixo de 50, no entanto, indicam contração na atividade econômica no bloco.
PMI do Reino Unido
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Reino Unido subiu de 50,9 em novembro para 53,4 em dezembro, atingindo o maior nível desde junho, segundo dados finais divulgados nesta quinta-feira, 4, pela S&P Global em parceria com a CIPS. O número definitivo de dezembro ficou acima da leitura preliminar e da projeção de analistas consultados pela FactSet, de 52,7 em ambos os casos.
Já o PMI composto britânico, que engloba serviços e indústria, aumentou de 50,7 para 52,1 no mesmo período, alcançando também o maior patamar desde junho e superando a estimativa inicial, de 51,7.
Os ganhos acima da marca de 50 indicam que a atividade econômica britânica se expande em ritmo mais forte.
PMI da Alemanha
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da Alemanha caiu de 49,6 em novembro para 49,3 em dezembro, segundo pesquisa final divulgada nesta quinta-feira, 4, pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.
A leitura definitiva de dezembro, porém, ficou bem acima da estimativa preliminar e da projeção de analistas consultados pela FactSet, de 48,4 em ambos os casos.
Já o PMI composto alemão, que engloba serviços e indústria, recuou de 47,8 para 47,4 no mesmo período. Originalmente, o PMI composto de dezembro havia sido estimado em 46,7.
As leituras abaixo de 50 sinalizam contração na atividade econômica alemã.
PMI global
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) global de serviços subiu de 50,6 em novembro para 51,6 em dezembro, no maior nível em cinco meses, segundo pesquisa da S&P Global, em parceria com o JPMorgan, divulgada nesta quinta-feira, 4.
Já o PMI composto do mundo, que engloba serviços e indústria, avançou de 50,5 para 51 no período, valor mais alto desde julho do ano passado.
PMI do Brasil
O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade dos setores industrial e de serviços do Brasil caiu de 50,7 pontos em novembro para 50,0 pontos em dezembro, segundo dados divulgados pela S&P Global. A leitura, superior a 50 pontos, indica expansão da atividade e, abaixo disso, retração.
Em relatório, a S&P Global afirmou que o resultado decorre de um crescimento menos intenso na economia de serviços, enquanto a produção industrial "teve um declínio mais rápido".
O PMI que mede apenas a atividade dos serviços caiu de 51,2 pontos em novembro para 50,5 em dezembro.
"A economia de serviços registrou expansão ao longo do quarto trimestre, embora o crescimento tenha perdido força em dezembro, enquanto que, do outro lado do espectro, o setor industrial registrou uma quarta queda consecutiva na produção", destacou, em nota, Pollyanna de Lima, diretora associada econômica da S&P Global Market Intelligence, em relatório.
Segundo ela, a confiança em relação ao futuro melhorou, com o otimismo associado a melhores condições econômicas, estabilidade de preços e tendências de demanda positivas.
"Embora os fabricantes tenham observado um ressurgimento das pressões sobre os custos em dezembro, eles relutaram em aumentar os preços cobrados na prestação de serviços em meio aos esforços contínuos para se manterem competitivos e garantirem novos pedidos", destacou a diretora.
A pesquisa da S&P também mostrou que o setor registrou um aumento na entrada de novos negócios no final de 2023, ainda que o ritmo de expansão em dezembro tenha sido mais moderado no período. A S&P salienta que, embora a resiliência da demanda tenha sustentado as vendas em algumas empresas, outras indicaram escassez de novos pedidos.
"Os provedores de serviços mantiveram o poder de precificação, aumentando seus preços em maior escala, apesar da inflação de custos ter recuado. Considerando o ambiente de demanda frágil, as vendas de serviços, e com isso a atividade, podem ser impactadas de forma negativa no curto prazo", observa Pollyanna de Lima.