CEO toma posse ainda nesta quinta-feira (14).
O novo CEO da Petrobras será o químico José Mauro Ferreira Coelho, conforme definido pelo Conselho Administrativo da empresa, para o qual foi eleito ainda ontem. Coelho foi a nova indicação do presidente Jair Bolsonaro, após a desistência do economista Adriano Pires, e teve apoio do Comitê de Pessoas da estatal. A posse do executivo como CEO está prevista para a tarde de hoje.
José Mauro Ferreira Coelho é formado em Química Industrial pelas Faculdades Reunidas Professor Nuno Lisboa, possui especialização em Ciências dos Materiais pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A aprovação de Coelho foi feita por maioria, com dois votos contrários - um deles partindo da representante dos empregados da estatal -, segundo apurou o jornal Valor Econômico. Em comunicado, a Petrobras agradeceu o general Joaquim Silva e Luna pelos serviços prestados e afirmou que sua gestão foi marcada pela valorização da força de trabalho dos técnicos da empresa.
"Na gestão de Joaquim Silva e Luna, a Petrobras consolidou sua posição financeira se tornando uma empresa forte e saudável para que pudesse desempenhar seu papel social de investir, gerar empregos, pagar tributos, retornar dividendos aos acionistas, incluindo a União, e contribuir para o desenvolvimento do país", afirmou a nota da empresa.
Acionistas minoritários aumentam presença no conselho
Durante a eleição do conselho de administração da estatal, os acionistas minoritários garantiram mais uma vaga no colegiado e ficaram com quatro das 11 posições. A União, que indicou oito candidatos, elegeu apenas seis. A vaga restante é destinada a um representante dos funcionários da Petrobras e foi ocupada novamente por Rosangela Torres.
Presidência do Conselho Administrativo da Petrobras
Como esperado, a vaga ficou com o engenheiro Márcio Weber, que já integrava o conselho.
A composição completa do colegiado, após uma votação marcada por erros e demora, ficou assim: Murilo Marroquim de Souza, Ruy Schneider, Sônia Villalobos, Marcelo Gasparino da Silva, Rosangela Torres, Luiz Henrique Caroli, José João Abdalla Filho, Francisco Petros Oliveira Lima e Marcelo Siqueira Filho, além de Weber e Coelho.
A cerimônia de posse do novo presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, é transmitida ao vivo pelo link disponível no site da Petrobras.
E você, o que achou dos resultados da Assembleia Geral Ordinária da Petrobras? Tem ações da empresa? Pretende investir nela? Gostou da escolha de Coelho para o comando da estatal? Conte a sua opinião para a gente nos comentários!
Disclaimer: O portal Money Now News não faz recomendações de investimentos, nem de compra nem de venda. As informações contidas em nossas reportagens não refletem a opinião do veículo, trazem fatos do universo econômico e replicam falas de pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere.