Payroll positivo: veja os resultados dos EUA e consequências

Economiainternacional

Payroll positivo: veja os resultados dos EUA e consequências

 Resultado foi três vezes maior do que o projetado pelo Dow Jones.

Foto: stevepb/Pixabay.

O Payroll, divulgado nesta sexta-feira (04) pelo Departamento de Trabalho dos EUA, revisou para cima a criação de empregos no final de ano no país e, consequentemente, aumentou o número de vagas criadas em 2021 - o que significa um melhor resultado da economia no ano que passou. As folhas de pagamento também subiram bem acima do esperado em janeiro, a despeito dos impactos da nova variante do coronavírus.

As vagas de emprego não-agrícolas aumentaram 467 mil no último mês, enquanto a taxa de desemprego subiu para 4%, segundo o Bureau of Labor Statistics. O resultado é três vezes maior do que a estimativa do Dow Jones, que era de 150 mil novos empregos. Já a taxa de desemprego ficou próxima à expectativa, que era de 3,9%.

Impactos da variante ômicron

Os casos de covid-19 caíram nos EUA nas últimas semanas: a média móvel de sete dias já diminuiu mais de 50% desde o pico, que ocorreu em meados de janeiro, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

A maioria dos economistas antevê uma recuperação dos EUA nos próximos meses, após a surpresa positiva de janeiro, que veio acompanhada de revisões consideráveis: dezembro passou de 199 mil empregos para 510 mil; novembro subiu para 647 mil frente aos 249 mil estimados inicialmente.

"As revisões de referência ajudaram um pouco os números apenas porque removeram alguns dos fatores sazonais que estavam em ação. Mas, no geral, o mercado de trabalho é forte, principalmente diante da omicron", afirmou Kathy Jones, estrategista-chefe de renda fixa da Charles Schwab. "É difícil encontrar um ponto fraco neste relatório", afirmou.

Ganhos por setor

Em janeiro, os maiores ganhos de emprego tiveram a ver com a retomada da economia: lazer e hotelaria registraram 151 mil contratações - 108 mil somente em bares e restaurantes. Serviços profissionais e empresariais contribuíram com 86 mil e varejo com 61 mil. Transporte e armazenamento adicionaram 54 mil vagas, educação, 29 mil e assistência médica 18 mil vagas.

A taxa de participação da força de trabalho subiu para 62,2%, o que representa um ganho de 0,3%. Isso levou a taxa ao nível mais alto desde março de 2020, 1,2% acima do nível pré-pandemia.

O nível de trabalhadores desalentados e com empregos de meio período por motivos econômicos caiu para 7,1%, cedendo 0,2% e ficando acima do nível pré-pandemia.

Os ganhos de emprego deixaram o nível cerca de 1,7 milhão abaixo do que era em fevereiro de 2020.

Como fica?

Com a divulgação, os rendimentos dos títulos do governo aumentaram acentuadamente, com a nota do Tesouro de 10 anos de referência subindo para 1,9%.

Os mercados têm antecipado altas de juros do Federal Reserve (Fed) para combater a inflação ao menos cinco vezes em 2022. Segundo um especialista consultado pela CNBC, o mercado de trabalho mais forte não deve ser suficiente para dissuadir o sentimento. "Não acho que haja uma alta de 50 pontos base em março, mas acho que a especulação sobre isso aumentará e deve continuar a aumentar os rendimentos", afirmou.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 18 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/