O que é uma recessão? Entenda como ela começa e termina

Economiaciclos

O que é uma recessão? Entenda como ela começa e termina

Veja o que pode mudar na economia em um período de baixa. 

Foto: Raphael Koh/Unsplash.

A recessão é o período em que a atividade econômica está em baixa. Na Grande Recessão - depressão econômica que ocorreu na primeira década deste século e atingiu o mercado global -, nove milhões de empregos foram perdidos em dois anos, só nos Estados Unidos, de acordo com o site Investopedia. 

O fantasma da recessão ronda diversas economias mundiais atualmente, como reflexo dos últimos acontecimentos - como a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia -, e vêm preocupando investidores.

No Brasil, na reta final de 2021 o país entrou em recessão técnica após dois semestres de PIB negativo.

Como se inicia uma recessão?

Os principais sinais de que um declínio desse porte está ocorrendo são: queda no nível da produção (medida pelo produto interno bruto - PIB), queda na renda familiar, redução no lucro das empresas e aumento no número de falências e concordatas, além de queda no nível de investimentos. Como consequência, ocorre o aumento do desemprego.

Embora seja um quadro difícil, é importante saber que a recessão faz parte de um ciclo econômico. Depois dela, a economia volta a crescer.

Como é a retomada da economia?

A recuperação após uma recessão começa quando a produção da economia aumenta. Junto com ela aparecem novas oportunidades de emprego e as vendas das empresas e a renda das famílias também cresce, por consequência. Quando esse ciclo se mantém, a recuperação persiste. Mas não é possível forçar uma recuperação.

Nos Estados Unidos, a Grande Recessão terminou antes do esperado. Isso não significou que seus efeitos simplesmente desapareceram: demoraram anos para que os níveis de emprego voltassem a ser como eram, junto com a atividade econômica.

Com a pandemia, segundo o site Investopedia, a expectativa era a de que dessa vez não seria tão difícil voltar à economia de antes. Mas a alta de juros tardia do Fed faz o medo da recessão voltar a rondar o mercado financeiro norte-americano.

Quando uma recessão de fato ocorre, suas consequências se estendem além de sua duração. Após períodos assim, há maiores inseguranças tanto entre os consumidores, que preferem poupar devido às incertezas futuras, quanto entre os empresários, que precisam de sinais robustos de recuperação para voltar a investir.

E você, acredita em uma futura recessão nas maiores economias do mundo, ou espera que comece um período de recuperação econômica? Conte para a gente!

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://moneynownews.com.br/

Cron Job Iniciado