Fed: Lael Brainard quer controlar a inflação e manter retomada
Veja os principais pontos da audiência da economista no Senado americano.
Para Lael Brainard, controlar a inflação é atualmente a tarefa mais importante do Federal Reserve (Fed). A declaração foi feita durante sua audiência de nomeação para vice-presidente do banco central dos EUA, nesta quinta-feira (13), no Senado americano.
"Nossa política monetária está focada em reduzir a inflação para 2% enquanto sustenta uma recuperação que inclui a todos. Esta é nossa tarefa mais importante", declarou a doutora em economia e veterana na formulação de políticas econômicas para os EUA.
Brainard, que é democrata, foi nomeada pela primeira vez para o Fed em 2014 por Barack Obama. Senadores republicanos, no entanto, estão sinalizando preocupações acerca de sua nomeação. As nomeações pendentes de Biden podem promover o que os democratas consideram positivo: um papel maior do Fed em questões climáticas e uma mão mais firme com a bolsa de valores.
Segundo reportagem da agência de notícias Reuters, a democrata foi contra algumas medidas tomadas por Jerome Powell durante o governo do ex-presidente Donald Trump, como afrouxar a supervisão dos maiores bancos.
Brainard defendeu que o Fed exigisse das empresas financeiras uma reserva maior de capital e se mostrou preocupada com o atraso americano em vista aos pares europeus na compreensão das mudanças climáticas e de seus efeitos na economia.
O senador Sherrod Brown, presidente democrata do comitê, afirmou que Brainard é a mão firme que tem ajudado a liderar o Fed durante a pandemia de coronavírus. Já o principal republicano do painel, o senador Pat Toomey, criticou duramente a "defesa" de Brainard, dizendo que sua abordagem gera risco de um imposto inflacionário sobre todos os americanos em troca de emprego para diferentes grupos demográficos.
Toomey disse também estar preocupado por Brainard defender que o Fed molde a política ambiental incorporando a análise climática em sua supervisão das instituições financeiras.
Para ser confirmada como vice-presidente, Brainard precisa de uma votação majoritária no Senado, onde os democratas devem vencer por pouco.
As falas de Brainard fazem coro à política monetária de Powell, afirmada em sua audiência na terça-feira (11).
E você, acredita que Lael Brainard conseguirá assumir a cadeira como vice-presidente do Fed? Conte para a gente suas impressões nos comentários!
Comentários: