Confira os índices globais divulgados na terça-feira, 24
Dados de indústria a serviços da Alemanha, zona do euro, Reino Unido e dos EUA estão na lista.
Nesta terça-feira, 24, a S&P Global divulgou uma série de índices de diversos países, com pistas da situação da economia mundial. Os Purchasing Managers' Index (PMIs), índices de gerentes de compras, em português, mostram o quanto as empresas privadas estão comprando e foram criados no final da década de 40 para medir atividade econômica por parte de setores de Indústria e Serviços. Os PMIs funcionam como um termômetro que reflete o aumento ou a diminuição da atividade econômica.
Como funciona: se o número ficar acima de 50, significa que a economia do país está aquecida. Se ficar abaixo, indica retração econômica, ou seja, diminuição na força da economia da região.
Agora que você já conhece o índice, confira os PMIs divulgados hoje:
PMI composto da Alemanha
O PMI composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 46,4 em setembro para 45,8 em outubro, segundo dados preliminares divulgados hoje pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.
Apenas o PMI de serviços alemão recuou de 50,3 para 48 no mesmo período. O resultado frustrou analistas consultados pela FactSet, que previam queda menor neste mês, a 50.
Por outro lado, o PMI industrial da Alemanha subiu de 39,6 em setembro para 40,7 em outubro. Neste caso, a previsão da FactSet era de alta mais contida, a 40.
As leituras abaixo da barreira de 50 indicam contração da atividade econômica alemã.
PMI composto da zona do euro
O PMI, na sigla em inglês composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 47,2 em setembro para 46,5 em outubro, atingindo o menor nível em 35 meses, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira, pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.
O resultado frustrou analistas consultados pela FactSet, que previam leve avanço do PMI composto neste mês, a 47,4. A leitura abaixo de 50 sinaliza que a atividade econômica do bloco se mantém em contração.
Apenas o PMI de serviços da zona do euro recuou de 48,7 para 47 8 no mesmo período, tocando o menor patamar em 32 meses. O consenso da FactSet era de alta a 48,9.
Já o PMI industrial do bloco diminuiu de 43,4 em setembro para 43 em outubro. Neste caso, a previsão era de aumento a 43,6.
PMI composto do Reino Unido
O PMI composto do Reino Unido, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu marginalmente entre setembro e outubro, de 48,5 para 48,6, segundo dados preliminares divulgados hoje pela S&P Global em parceria com a CIPS. O resultado, porém, surpreendeu analistas consultados pela FactSet que previam queda do PMI composto neste mês, a 48,2.
Apenas o PMI industrial do Reino Unido aumentou de 44,3 para 45 2 no mesmo período, vindo bem acima do consenso da FactSet, de 44,5.
Já o PMI de serviços britânico teve ligeira baixa, de 49,3 em setembro para 49,2 em outubro, tocando o menor nível em nove meses, mas também veio acima da projeção, de 48,9.
As leituras abaixo de 50 indicam que a atividade econômica britânica segue em contração.
PMI composto dos EUA
O PMI composto dos Estados Unidos, que engloba os setores industrial e de serviços, avançou de 50,2 em setembro para 51 em outubro, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira, pela S&P Global. O resultado surpreendeu analistas consultados pela FactSet, que previam leve queda do PMI composto neste mês, a 50.
Apenas o PMI de serviços dos EUA subiu de 50,1 para 50,9 no mesmo período, também superando o consenso da FactSet, de recuo a 49,7.
Já o PMI industrial dos EUA subiu de 49,8 em setembro para 50 em outubro, atingindo o maior nível em seis meses. Neste caso, a previsão da FactSet era de queda a 49,5.
Leituras acima da barreira de 50 indicam expansão de atividade. Já o resultado em 50 sinaliza estabilidade.
Comentários: