Banco Central Europeu sobe juros em meio a caos dos bancos; e agora?
Em comunicado, BCE afirma que setor bancário da zona euro é resiliente e possui capital e liquidez - mas não descarta ajuda ao setor.
Acerca da crise, o comunicado com a decisão afirma que "o setor bancário da zona euro é resiliente, com fortes posições de capital e liquidez". As autoridades do BCE enfatizaram ainda que a situação na Europa é diferente da dos Estados Unidos, porque há menos concentração de depósitos, além de fluxos de depósitos que "parecem estáveis" e bancos bem capitalizados.
As pressões iniciais sobre o setor bancário surgiram na semana passada, após a insolvência do Silicon Valley Bank. O evento desencadeou o colapso das subsidiárias internacionais do banco, levantando preocupações sobre as próximas altas de juros pelos bancos centrais das principais economias mundiais envolvidas.
Na semana que vem, entre 21 e 22 de março, será realizada a reunião do comitê de mercado aberto (FOMC) do Fed, que decide os juros da economia norte-americana. O Goldman Sachs ajustou suas expectativas para o evento: o banco agora antecipa um aumento de 25 pontos-base, ao invés dos 50 previstos anteriormente pela instituição.
E você, o que achou da decisão do BCE? O que espera da próxima reunião do Fed? Conte para a gente e participe da discussão em nossas redes sociais!
Comentários: