A inflação dos EUA deu trégua?
Confira como anda a alta de preços na terra do Tio Sam. Será que a política do Federal Reserve está funcionando?
O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos EUA avançou 0,2% em junho ante maio, informou nesta sexta-feira, 28, o Departamento do Comércio do país. O resultado ficou em linha com a projeção de analistas consultados pela agência FactSet. Na comparação anual, a alta foi de 3,0%, desacelerando em relação ao aumento anual de 3,8% no mês anterior e também em linha com as estimativas. O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed), o banco Central norte-americano.
O núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve crescimento de 0,2% no mês passado ante o anterior, em linha com as projeções. O crescimento anual desacelerou de 4,6% no mês passado para 4,1% no mesmo período, confirmando as estimativas do FactSet.
A meta de inflação dos EUA, perseguida por seu banco central, o Federal Reserve (Fed), é de 2% ao ano. Para atingir esse patamar, após o índice bater 8% ao ano em março de 2022, o banco vem realizando altas sucessivas nas taxas de juros do país - a última delas, de 0,25 p.p., nesta quarta-feira, 26. Atualmente, a taxa de juros dos EUA está na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano.
Na coletiva após a divulgação da nova taxa, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que ainda há espaço para um "pouso suave" da política monetária restritiva implantada pelo banco para combater a inflação. O resultado de hoje pode indicar que ele está certo.
E você, acredita que o Fed conseguiu domar a inflação? Comente conosco!
Comentários: